Hospital de Coremas realiza quase 9,5 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano

publicado: 05/07/2023 18h17, última modificação: 05/07/2023 18h17

Nos primeiros seis meses deste ano, o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, contabilizou 9.420 atendimentos nos setores de Urgência e Emergência. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, ainda realizou 34 partos, sendo três normais e 31 cirúrgicos. De janeiro a junho, foram realizados ainda 1.328 exames de imagens e 330 laboratoriais. Neste período, a unidade registrou 247 internações.

O relatório consolidado de prestação de serviços neste primeiro semestre mostra ainda que o hospital tem um papel importante no que diz respeito à assistência aos pacientes que precisam de cirurgias, especialmente, para a população beneficiada pelo Programa Opera Paraíba. Em maio, foram realizadas em Coremas 250 procedimentos de catarata e, em junho, outros 150, totalizando 400 cirurgias oftalmológicas. Além das cirurgias de catarata, a unidade realizou cirurgias eletivas de hérnia, períneo, retirada de cistos ovarianos, oforectomia (remoção de um ou dos dois ovários), suspensão de bexiga, entre outras.

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, explica a diretora geral, Josielma Oliveira, atende municípios da região funcionando de portas abertas para a demanda que surgir dentro do espectro de assistência ofertada pelo hospital. “Nossa maior demanda é da própria cidade e de municípios circunvizinhos, absorvendo os atendimentos que chegar como hospital de portas abertas, dentro de nosso escopo de trabalho que é urgência e emergência de baixa complexidade, clinica médica e maternidade, além do Opera Paraíba com cirurgias de catarata”, reitera a diretora, lembrando que os dados mostram a importância deste serviço de saúde para a população de Coremas e cidades da região que, em breve, será expandido com a construção de mais uma sala de cirurgia e outras melhorias e avanços que já estão encaminhados.