Notícias
Hospital de Coremas atende mais de 390 pessoas durante feriado prolongado
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu em sua urgência 178 pessoas durante o feriado prolongado. No intervalo compreendido entre a quinta-feira (12) e a meia-noite do domingo (15), o hospital realizou ainda 217 atendimentos no ambulatório médico. No mesmo período, cinco pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas.
Os casos de dores (49), sintomas de síndrome gripais (29) e crise nervosa (12) lideraram, respectivamente, os motivos de atendimento na urgência. Mas o hospital atendeu ainda pacientes com cefaleia, acidentes com objetos perfuro/cortantes, retiradas de corpo estranho, diarreia, dificuldade para urinar, febre, crise hipertensiva, intoxicação, mal-estar, queda, reação alérgica, dispneia, sangramentos, tontura, traumas, amigdalite e vômito. Houve ainda atendimento a três pacientes vítimas de sinistros de trânsito com motos.
A diretora-geral Josielma Oliveira afirmou que, mesmo com o aumento de demanda do feriado prolongado, não houve nenhuma intercorrência na unidade. “Sempre que há um feriado prolongado a gente se programa para um aumento natural de demanda, por isso os plantões, mesmo com aumento de casos, ocorrem sem grandes mudanças do cotidiano”, destacou ela.
Na urgência da unidade, os plantões de maior movimento foram o do dia 13, quando 54 pessoas foram atendidas; dia 15, com mais 47 pacientes; dia 12, com 38 registros de entrada e dia 14, com 39 ocorrências, respectivamente. O dia de maior atendimento no ambulatório foi a quinta-feira (12), com 62 consultas; seguida do dia 13, quando 57 pacientes foram atendidos. No domingo (15), foram mais 54 consultas e no dia 14, outras 44.