Notícias
Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 300 atendimentos no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, realizou, no período entre a sexta-feira (23) até a meia-noite desse domingo (25), 344 atendimentos ambulatoriais, seis cirurgias eletivas, cinco partos, 353 exames laboratoriais, 49 Raios-X e registrou 20 internações.
A maior causa de atendimentos foi queixas de dor, com 58 casos, seguido de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 35 ocorrências, e de casos de gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), com 20 atendimentos e de diarreia, com mais 18 registros. Gastrite, crise de ansiedade, cefaleia, crise hipertensiva, mordida de animais, reação alérgica, mialgia, amigdalite, aplicação de medicação própria e avaliação obstétrica, foram outras causas recorrentes de atendimento nos plantões do final de semana.
Das seis cirurgias eletivas, cinco foram realizadas na sexta-feira. Foram duas laqueaduras (esterilização definitiva da mulher), uma histerectomia total (remoção cirúrgica do útero e também retirada das trompas adjacentes e do ovário), uma colecistectomia (remoção da vesícula biliar) e uma hernioplastia inguinal (tratamento da hérnia na parede abdominal). No sábado foi realizada outra laqueadura. Os cinco partos, todos cesáreos, foram dois na sexta-feira e outros três no sábado.
As 20 internações registradas no plantão do final de semana foram de pacientes com AVC (acidente vascular cerebral), AVE (acidente vascular encefálico), complicações por cirrose hepática, dispneia, encefalopatia hepática (deterioração da função cerebral que ocorre em pessoas com doença hepática grave), fratura e obstrução intestinal, entre outros motivos.