Notícias

Hospital de Catolé do Rocha realiza tomografia em criança com acompanhamento de anestesista

publicado: 16/09/2024 19h04, última modificação: 16/09/2024 19h04
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Pacientes-já-estão-utilizando-o-tomográfo-de-Catolé-do-Rocha-desde-a-última-sexta-feira-_13_.jpg
A criança AC de dois anos realizou o exame nesta segunda-feira (16) sendo acompanhada por um anestesista.jpg
Um-dos-exames-de-tomografia-sendo-realizado-no-Hospital-de-Catolé-do-Rocha.jpg

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, atendeu nesta segunda-feira (16) uma criança de dois anos, de Catolé do Rocha, e realizou exames de tomografia da cervical, torácica e lombar para investigação diagnóstica. Durante todo o procedimento, a criança esteve sedada e acompanhada por um anestesista. Ela tem comprometimento de movimentos e fala e precisava de exames específicos de imagem para identificar seu quadro e definir a linha de tratamento. 

“Essa é uma ação que parece simples e até corriqueira, mas esse tipo de assistência com acompanhamento de anestesista não é comum nem em hospitais privados, ainda mais em hospitais públicos e isso mostra o quanto a assistência especializada em saúde da Paraíba evoluiu também no sertão e isso nos deixa muito felizes e também emocionados por ver e presenciar esses avanços”, destaca o diretor geral do hospital, o médico Fábio Cardoso. 

A família da criança já havia, inclusive, criado uma campanha solidária que custeasse as despesas para fazer os exames de tomografia, além de uma ressonância magnética do crânio e um eletroencefalograma. Maria Estela Pereira da Silva, a avó que acompanhou a neta nos exames do hospital destacou o bom atendimento que ela recebeu na unidade. “Eu entrei no hospital pensando que ia ser uma coisa e foi outra bem diferente, muito melhor. A equipe do Hospital de Catolé está de parabéns. Minha neta foi muito bem atendida, acalmaram ela, me acalmaram também porque eu fiquei nervosa quando sedaram ela, mas tudo ocorreu bem e os exames foram feitos com muito cuidado com ela. Eu nunca imaginei que a assistência seria tão boa, que eu ia encontrar tanta gente competente e amável lá”, disse ela.

O tomógrafo do Hospital de Catolé começou a operar na última sexta-feira (13) e nestes três primeiros dias de funcionamento do serviço já foram feitos 35 exames, entre TC de abdômen, crânio, tórax e cervical. A instalação do equipamento na unidade é mais uma ação do processo de regionalização da saúde promovido pelo Governo da Paraíba, que concretiza a oferta de serviços para todo o Estado e facilita o acesso da população à assistência.