Notícias

Hospital de Catolé do Rocha realiza oito partos e mais de 300 consultas no plantão do final de semana

publicado: 20/11/2023 17h18, última modificação: 20/11/2023 17h18

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 336 consultas médicas no plantão do final de semana, compreendido entre sexta-feira (17) e domingo (19). Neste período, a unidade também realizou 30 pequenas cirurgias, seis cirurgias eletivas e oito partos, além de uma cirurgia ortopédica, neste domingo (19), a segunda nesta modalidade no hospital desde que o serviço foi implantado na semana passada.

Foram 222 consultas com prescrição de medicamentos, outras 103 simples e 11 consultas para pacientes que precisaram permanecer na unidade em observação e cuidados posteriores. Houve ainda cinco consultas obstétricas.

Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda três atendimentos de urgência com vítimas de sinistros de trânsito. Entre os dias 17 e 19 também foram realizados 61 exames de raios-X, 228 exames clínicos, além de 41 atendimentos do Serviço Social e 14 de fisioterapia.

Sobre as cirurgias ortopédicas, o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, lembra que a unidade trabalha, inicialmente, com a estimativa de 100 procedimentos/mês, mas esse quantitativo estimado inicialmente pode sofrer alterações em função da demanda. “Como é um serviço novo, apesar de a gente ter dados da região que nos balizam para fazer essa estimativa inicial de procedimentos, ele é passível de ajustes, mas o importante é que com essa ampliação de assistência a população teve um ganho significativo e os hospitais da rede, que antes eram referência para procedimentos ortopédicos, não terão mais que absorver essa demanda, de forma que o ganho da população não é somente de quem mora em Catolé, mas de toda a região”, afirma o médico.

A segunda cirurgia ortopédica realizada no hospital foi um procedimento de osteossíntese (cirurgia que implanta placas ou pinos em determinados traumas ósseos causados por acidentes) do 5º dedo, no paciente Wendel Rodrigues Saldanha, de 24 anos, morador de Catolé do Rocha. O paciente que inaugurou o serviço no dia 14 deste mês, Oriel José de Sousa, da cidade de Mato Grosso (PB), fez uma cirurgia no braço, decorrente de um trauma sofrido por um acidente de moto.