Notícias

Hospital de Catolé do Rocha realiza 400 atendimentos, 21 cirurgias e sete partos no final de semana

publicado: 09/12/2024 18h56, última modificação: 09/12/2024 18h56

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou, durante o plantão do final de semana (6 a 8) 400 atendimentos ambulatoriais, 21 cirurgias eletivas e sete partos. 

Foram 124 atendimentos, entre consultas médicas e urgência, na sexta-feira (6), outros 132 no sábado (7) e mais 144 no domingo (8). Neste período, o hospital também realizou sete partos, todos cesarianos, além de 355 exames laboratoriais, 68 exames de Raios-X e 22 tomografias.

As cirurgias eletivas realizadas foram de histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), apendicectomia (cirurgia de retirada do apêndice cecal em casos de inflamação ou infecção), laqueadura (procedimento cirúrgico para evitar o contato do espermatozoide com o óvulo), colecistectomia (remoção da vesícula biliar), hernioplastia inguinal (Cirurgia do aparelho digestivo), fratura de fêmur, fratura de rádio e fratura de plator tibial.

Durante o plantão, a unidade também registrou 45 internações, que tiveram como causas Acidente Vascular Encefálico (AVE), braquicardia, Doença Renal Crônica (DRC), Hemorragia Digestiva Alta (HDA), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e Pneumonia Nosocomial (PNM), além dos pacientes que realizaram cirurgias e das parturientes. 

Entre os motivos mais frequentes de procura por atendimento no hospital neste período destacam-se as queixas de dores, com 58 ocorrências, seguidas de administração de medicação própria, com 35 casos, casos de lombalgia, com 15 ocorrências, e de acidentados com motos também com 15 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 13 pessoas com cefaleia, 12 que sofreram quedas, 10 com diarreia, outras 10 com gastrite e nove pacientes com crise de ansiedade. Foram realizadas ainda 13 avaliações ortopédicas e oito obstétricas.