Notícias

Hospital de Catolé do Rocha realiza 15 cirurgias eletivas, dois partos e dois procedimentos ortopédicos em uma semana

publicado: 02/02/2024 17h25, última modificação: 02/02/2024 17h25
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Uma das cirurgias realizadas no dia 1º de fevereiro.jpg
O Hospital de Catolé realizou dois partos cesáreos essa semana.jpg
Essa semana foram realizadas duas cirurgias ortopédicas no Hospital de Catolé do Rocha.jpg
Uma das 74 cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba no Hospital de Catolé do Rocha, em Janeiro.jpg
Uma das três cirurgias eletivas realizadas no dia 31.jpg

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, realizou, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, 15 cirurgias eletivas, dois partos e duas cirurgias ortopédicas. Foram cinco cirurgias eletivas no dia 30, outras três no dia 31, mais três no dia 1º de fevereiro e outros quatro procedimentos nesta sexta-feira (2). Os partos aconteceram nesta sexta-feira (2) e as cirurgias ortopédicas na quinta-feira (1).

As cirurgias eletivas foram de colecistectomia (remoção da vesícula biliar), postectomia (fimose), histerectomia, hemorroidectomia, hernioplastia, vasectomia, ooforetomia/ooforoplastia (retirada dos ovários) e ainda de retirada de cistos. Os procedimentos foram realizados em pacientes das cidades de Água Branca, Bom Sucesso, Belém do Brejo do Cruz, São Bentinho, São Bento, Riacho dos Cavalos, Brejo do Cruz e Catolé do Rocha. Já as cirurgias ortopédicas foram de uma fratura de tornozelo, em um paciente de Junco do Seridó, e outra de fartura exposta de fíbula, numa paciente de Catolé do Rocha.

Somente no mês de janeiro, o hospital de Catolé do Rocha realizou 237 pequenas cirurgias, 57 cirurgias eletivas, outras 74 cirurgias pelo Programa Opera Paraíba,  e 30 cirurgias ortopédicas. “Esse quantitativo de cirurgias, apenas do mês passado, mostra o quanto o nosso serviço é importante também neste aspecto de contribuir para desafogar a demanda regional por procedimentos cirúrgicos, melhorando a assistência aos pacientes que precisam de cirurgias eletivas”, afirma o diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais.