Notícias
Hospital de Catolé do Rocha promove ação educativa alusiva ao Outubro Rosa sobre prevenção e autocuidado
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba em Catolé do Rocha, realizou, na manhã desta sexta-feira (20), uma atividade educativa alusiva ao Outubro Rosa. A partir do tema ‘Outubro Rosa: uma luta de todos”, o diretor-geral e médico Fábio Cardoso fez uma palestra na recepção da unidade para pacientes, acompanhantes e funcionários. Houve ainda a distribuição de laços cor de rosa e de um panfleto educativo que destacava o autocuidado como o maior ato de amor que uma pessoa pode ter com si próprio.
Durante sua abordagem, o médico fez uma esclarecedora exposição sobre os cuidados que as mulheres devem ter para identificar no começo da doença um câncer mamário. “É preciso alertar para a importância da prevenção, não apenas em outubro, mas o ano todo, pois o tempo de se cuidar é hoje. O autoexame deve ser realizado mensalmente, de preferência após o período menstrual, e os exames de imagem – mamografia e ultrassonografia – regularmente e se houver identificação de nódulos ou sinais anormais na mama, eles devem ser feitos o mais rápido possível. Quando identificado no estágio inicial, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura”, reforçou Fábio Cardoso.
O diretor-geral do hospital de Catolé lembrou ainda da rede pública de assistência em saúde existente para acolher a população que engloba desde a realização de consultas, nos PSFs, passando pela realização de exames e fechamento de diagnósticos, tratamento, cirurgias, etc. “Há cinco anos que o sertão paraibano dispõe de uma unidade de saúde com atendimento exclusivo para pacientes com câncer. Trata-se do Hospital do Bem, em Patos, que tem ambulatório, centro de imagem, com serviços de mamografia e ultrassonografia entre outros exames, equipe especializada em oncologia, quimioterapia, serviços de biopsia e de realização de cirurgias. Mas, o bom mesmo é a prevenção”, reiterou ele.
A enfermeira Thalissa Tâmara, que trabalha no Hospital de Catolé desde 2014, foi uma das funcionárias que assistiu à palestra e destaca a importância da iniciativa. “Ultimamente a gente está atendendo muitas pacientes que já chegam com o diagnóstico de câncer, e muitas vezes com metástase, e em muitos casos porque a pessoa não identificou a doença no estágio inicial. E essa abordagem de hoje focou exatamente nisso, na questão do autocuidado e da prevenção”, disse ela.