Hospital de Catolé do Rocha inicia mutirões de cirurgias eletivas com o Opera Paraíba e amplia oferta de procedimentos

publicado: 08/11/2023 16h22, última modificação: 08/11/2023 16h22
WhatsApp Image 2023-11-08 at 16.19.04.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-08 at 16.19.04 (1).jpeg

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, está ampliando a realização de cirurgias eletivas. A unidade, que realizava procedimentos eletivos aos sábados, passou a realizar cirurgias também às terças-feiras e quintas-feiras. No último sábado (3), foram nove cirurgias, e nessa terça (7), foram realizados mais quatro procedimentos, beneficiando pacientes de Catolé do Rocha e Jericó, com uma colecistectomia (retirada da vesícula biliar), uma hernioplastia (tratamento de hérnia), uma ooferectomia/ooforoplastia (retirada dos ovários) e uma postectomia (fimose).

Os mutirões integram as ações do programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para reduzir a fila de espera e facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos. A iniciativa se destaca como um dos mais bem-sucedidos programas de cirurgias eletivas na rede pública brasileira e já realizou mais de 50 mil cirurgias em todo o estado.

De acordo com o diretor-geral do Hospital Regional de Catolé do Rocha, Fábio Cardoso, o novo calendário vai possibilitar a melhor distribuição dos procedimentos na rede estadual. “Essa ampliação contribuirá para desafogar a demanda regional, além de melhorar a assistência aos pacientes que precisam de cirurgias eletivas. O objetivo é zerar as demandas de cirurgias eletivas através do Programa Opera Paraíba, com agendamento via RegNutes”.

O cronograma dos mutirões em novembro prevê a realização de sete procedimentos às terças-feiras e outras sete cirurgias às quintas. Mais 20 procedimentos estão previstos para dois sábados, sendo 10 em cada. Assim, a unidade totalizará 76 procedimentos em novembro. As datas das cirurgias deste mês são: 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30, além dos sábados 4 e 18.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais, mas começa a se destacar também pela realização de procedimentos cirúrgicos eletivos com o programa Opera Paraíba.