Notícias

Hemocentro lança campanha ‘Doação Feminina um Gesto de Ternura e Solidariedade’

publicado: 07/03/2018 00h00, última modificação: 05/06/2019 14h57

No Dia Internacional da Mulher (8), nesta quinta-feira, o Hemocentro da Paraíba lançará a campanha ‘Doação Feminina, um Gesto de Ternura e Solidariedade’. O objetivo é chamar atenção da população para a doação de sangue, especialmente, a doação feminina. O lançamento será no Hemocentro Coordenador de João Pessoa e terá uma programação especial para as doadoras a partir das 9horas.

A abertura da programação terá a participação do multi-instrumentista Neto Costa, que recepcionará as doadoras de sangue. O músico participará voluntariamente da campanha, apresentando um repertório de música popular brasileira voltada ao público feminino.

Ainda dentro da programação, haverá homenagem às doadoras. Também será ministrada uma palestra sobre a importância da doação regular de sangue, sobretudo a doação feminina. A ação educativa será realizada pela equipe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro.

Com a campanha, que se estenderá até o próximo dia 23, o Hemocentro busca aumentar o número de doadoras e ressaltar a importância da doação de sangue como um gesto solidário, altruísta e voluntário.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Farias de Santana, reforça que a campanha de doação feminina terá mais dois eventos no ano, sendo uma no mês de maio e outra em outubro, para tentar ampliar o número de mulheres doadoras no banco de sangue.

“A mulher pode doar até três vezes ao ano, respeitando o intervalo de três meses entre cada doação. Os impedimentos temporários para a doação feminina são o período de gestação e os 12 primeiros meses de amamentação, além dos demais critérios básicos para qualquer pessoa que queira ser doador” pontuou a coordenadora.

Os critérios básicos são: pesar pelo menos 50 kg, está bem alimentado, ter entre 16 anos e 60 anos para realizar a primeira doação, não está usando medicação, está bem de saúde. Os demais requisitos serão avaliados pelos profissionais da triagem.