Hemocentro de Campina Grande reforça apelo por doações de sangue, antes do Carnaval

publicado: 15/02/2023 09h25, última modificação: 15/02/2023 16h01

‘Antes de cair na folia, doe sangue com alegria’. Esse é o tema da campanha de Carnaval do Hemocentro Regional de Campina Grande, que tem o intuito de chamar a atenção dos doadores de sangue para antecipar a doação. A meta é garantir o estoque durante as comemorações.

Atualmente, o banco de sangue em Campina Grande está em situação crítica dos sangues de fator negativo, além de também ter necessidade de doação do tipo AB+, que está com estoque baixo.

No carnaval, normalmente, cai o número de doações e aumenta a procura por bolsas de sangue nos hospitais que atendem casos de urgência e emergência. É nesse período onde os acidentes automobilísticos também aumentam, justificando a alta procura. Mas as doações não podem parar.

Hoje, o Hemocentro de Campina Grande possui 157.470 doadores cadastrados, sendo mais de 53 mil mulheres e quase 104 mil homens. Mensalmente, a instituição registra cerca de 2 mil doações, número considerado insuficiente para a demanda atendida. São abastecidas pelo núcleo campinense 10 agências transfusionais e 10 hospitais.

Doação - Para doar basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Também é necessário ter entre 16 a 69 anos e pesar 51 kg ou mais.

Serviço:

Em Campina Grande, as doações ocorrem no Hemocentro Regional, que fica localizado na Rua Professora Eutécia Vital Ribeiro, s/n – Catolé, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados das 7h às 12h. Os telefones para contato são (83) 3344-5452 e (83) 3344-5475 (WhatsApp).