Hemocentro da Paraíba realiza programação especial na Semana da Enfermagem

publicado: 14/05/2019 11h56, última modificação: 14/05/2019 11h58
hemocentro.jpeg

- Foto: Secom-PB

Para homenagear profissionais que atuam no Ciclo do Sangue e na Transfusão, o Hemocentro da Paraíba realiza a Semana da Enfermagem 2019. O evento visa homenagear enfermeiros e técnicos de enfermagem da instituição cujas datas são comemoradas no dia 12 (enfermagem) e dia 20 (técnicos de enfermagem).

Na abertura do evento, ocorrido na última segunda-feira (14), o diretor-técnico do Hemocentro da Paraíba, Fernando Brederodes, parabenizou e enalteceu a atuação dos profissionais de Enfermagem. “Quero parabenizar vocês e agradecer a todos pelo compromisso nos desafios diários enfrentados com amor. É maravilhoso podermos olhar nos olhos de vocês e ver a dedicação que todos têm. Esse é o estímulo maior para a gestão”, frisou o diretor.

Atualmente, a equipe de enfermagem do Hemocentro da Paraíba é composta por técnicos e enfermeiros que atuam na pré-triagem, triagem clínica, coleta de sangue, setor de transfusão e área de gestão.

Segundo a gerente de atendimento ao doador de sangue do Hemocentro da Paraíba, Tatiana Bezerra, o Dia da Enfermagem foi pensado para dar visibilidade à profissão que é voltada para o cuidar, o observar, o receber e o acolher pacientes e doadores de sangue.  “O enfermeiro é fundamental e atua em todo o ciclo do sangue. Ele passa pela entrevista, triagem clínica, coleta e transfusão”, explicou.

A coordenadora da triagem clínica, Alyne Souza, lembrou que a equipe de enfermagem é essencial no processo de doação de sangue. “Sem a enfermagem não seria possível atender aos doadores, pois é das mãos de cada um dos enfermeiros e técnicos que é possível exercer esse gesto de solidariedade que é salvar vidas, através da doação”, afirmou.

Quando o assunto é transfusão de sangue, no caso de pacientes com coagulopatias assistidos pelo Hemocentro a coordenadora da Transfusão, Severina de Lima, destaca a qualidade no atendimento.  “Que sejamos profissionais sempre capazes de exercer nossa profissão com excelência”, declarou Severina.

Na abertura da Semana, que aconteceu no auditório do Hemocentro da Paraíba, a equipe de enfermagem recebeu uma palestra motivacional com os enfermeiros Fábio Nitão e Anderson Hugo. Ainda houve apresentação com os musicistas Neto Costa e Mano e distribuição de brindes com mensagens escritas por colegas funcionários do Hemocentro.

Na homenagem da médica hematologista Sandra Sibele, uma mensagem de respeito e afeto, “eu acredito em anjos na Terra e tenho a sorte de trabalhar ao lado deles”, destacou.  A assistente social Rute Lopes também deixou um recado especial para a equipe de enfermagem. “Mãos que cuidam, que trazem tranquililidade e esperança. Parabéns pelo seu dia”.