Notícias

Hemocentro da Paraíba convoca doadores com fator RH negativo

publicado: 02/09/2020 17h19, última modificação: 02/09/2020 17h19

O Hemocentro da Paraíba está convocando doadores voluntários de sangue, especialmente os que possuem fator RH negativo (O-, AB-, A- e B-). Esses grupos sanguíneos apresentaram, nos últimos dias, queda nos estoques e nas proximidades do feriado de 7 de setembro estão quase zerados, o que pode comprometer o número estratégico de hemocomponentes para atender a demanda de pacientes que deles necessitam.

A doação pode ser agendada pelo site do Hemocentro (www.hemocentro.pb.gov.br/agenda) ou pelo WhastApp (83) 3133-3473, escolhendo o dia e o horário mais apropriado para o doador. O atendimento do WhastApp acontece das 7h até 16h, de segunda a sexta-feira.

A diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, esclarece que o agendamento prévio para a doação de sangue é importante e ajuda a distribuir as doações ao longo dos horários de atendimento do doador, mantendo o distanciamento social. Esse procedimento melhora a agilidade no atendimento ao doador quando comparece ao Hemocentro.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

  •  Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue pelo menos uma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais (pai ou mãe) 
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) 
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho).