Notícias

Hemocentro comemora Dia Mundial do Doador de Sangue e agradece ação

publicado: 14/06/2019 16h45, última modificação: 14/06/2019 16h56
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
ses hemocentro dia mundial do doador de sangue 1.jpg
ses hemocentro dia mundial do doador de sangue 5.jpg
ses hemocentro dia mundial do doador de sangue 7.jpg
ses hemocentro dia mundial do doador de sangue 3.jpg

O Hemocentro da Paraíba comemorou, nesta sexta-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue. O evento contou com a presença da banda de forró Os Gonzagas e dos super-heróis Batman, Flash e da boneca Emília, do grupo Ani Monteiro. A data festiva tem o objetivo de agradecer o empenho dos doadores e sensibilizar cada vez mais a população para a importância da doação de sangue.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, agradeceu ao doador de sangue e enalteceu aqueles que regularmente doam sangue. “Esse gesto tão significativo é fundamental para preservação da vida de dezenas de pacientes. O doador de sangue é um herói que salva vidas de pessoas que muitas vezes ele nem conhece”, enfatizou.

O diretor-administrativo do Hemocentro da Paraíba, Luciano Sorrentino, ressaltou que, além de celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a comemoração chama a atenção para a doação regular e é uma oportunidade para reforçar o estoque do Hemocentro.

A coordenadora de Ações Estratégicas, Elaine Farias de Santana, destacou que a festa do doador traz resultados significativos para a instituição. “Estamos muito felizes e satisfeitos com essa ação. Acredito que vai ajudar bastante a captação por fortalecer nosso estoque para os próximos meses, quando há uma demanda maior por sangue, devido aos acidentes e pelo afastamento do doador regular, por conta do período de festas e férias”, disse Elaine Santana.

O carteiro José Carlos foi surpreendido pela festa do Dia Mundial do Doador. Ao chegar ao Hemocentro, ele se encantou. “Gostei da homenagem, não sabia que ia ter apresentação dos Gonzagas e que iria me encontrar com o Batman em pleno Hemocentro”, comentou.

Vinícus de Brito Castro, que realizou sua primeira doação de sangue, também afirmou estar satisfeito. “Tudo está muito organizado e bonito, as pessoas que trabalham no Hemocentro são muito receptivas e deixam a gente muito a vontade. Hoje, em especial, com o forró dos Gonzagas e a presença dos super-heróis, eu estou me sentido muito à vontade para doar sangue e já tenho uma certeza: vou voltar assim que estiver no tempo para mais uma doação”, declarou.

A vocalista da banda Os Gonzagas, Maria Kamila, afirmou que o grupo já abraçou a causa da doação e com alegria é padrinho da festa do doador. “A doação de sangue é uma causa nobre, humana; todo mundo tem que abraçar e pensar que está contribuindo para a salvação de muitas vidas, então a gente se sente muito feliz por estar aqui”, afirmou Kamila.

O forró da banda Os Gonzagas contagiou a todos que aguardavam na sala de recepção. Um dos momentos mais empolgantes foi uma animada quadrilha improvisada formada por doadores e funcionários do Hemocentro.

Para Magno Monteiro, o Batman do grupo Ani Monteiro, os doadores de sangue são heróis da vida real. “Quem doa sangue tem o poder de salvar vidas e assim se tornam verdadeiros heróis. Nós (Batman, Flash e a Emília) estamos aqui representando vocês, queremos homenageá-los e dizer obrigado”.

 

Homenagem - Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14/6/1868 – 26/6/1943), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias características dos diversos tipos sanguíneos.