Notícias

Grito do Agricultor: Governo integra programação do evento em Água Branca

publicado: 02/08/2019 11h29, última modificação: 02/08/2019 11h29

O XI Grito do Agricultor, que se realizará na cidade de Água Branca, entre os dias 9 e 10 deste mês, terá uma representação do Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), quando serão apresentadas experiências e ações, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar.

Destacando a importância de um evento desta natureza, o presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, informou que neste ano a empresa terá um estande que vai destacar as ações com o algodão orgânico, através do Projeto Algodão Paraíba. Também terá apresentação sobre o cultivo do arroz da terra, com foco no arroz produzido pelos agricultores da Comunidade Macaco. Também acontecerá exposição de pequenos animais, com isso incentivando a diversificação agropecuária com prestação de serviços e informações técnicas.

O Grito do Agricultor surgiu em Água Branca em 2005, uma iniciativa do escritório local da então Emater, sob a coordenação do extensionista rural Jorge Alberto de Mendonça e Berivaldo Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Branca, além de lideres das associações rurais do município. O gerente regional Hermes Maia lembrou que, inicialmente de caráter reivindicador, onde os agricultores expressavam suas preocupações, pleiteavam por políticas públicas, prestação de serviços às comunidades rurais.

Com o passar dos anos, o evento foi obtendo o reconhecimento por parte da sociedade e entes públicos, sendo incorporadas parcerias, serviços e apoio público, a exemplo da Feira da Agricultura Familiar que começou em 2011 e, a partir de 2017 vem se realizando a Exposição Regional de Animais, contando com criadores de toda a região da Serra do Teixeira e Vale do Pajeú-PE, impulsionando negócios e rede de contatos entre os criadores, proporcionando um melhoramento genético do rebanho caprino e ovino do município.

Desde o primeiro momento, a empresa de extensão rural da Paraíba vem atuando em todos os eventos tanto no apoio logístico e na mobilização de agricultores e parceiros, prestação de serviços, inovação tecnológica (blocos multinutricionais), energia fotovoltaica, apresentação e distribuição de palma forrageira resistente a Cochonilha do Carmim, incentivo à produção agroecológica, melhoramento genético dos rebanhos e diversificação da produção agrícola.

Participam do evento, o Governo do Estado, por meio da Empaer, prefeitura municipal através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Irrigação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, União das Associações de Água Branca, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Água Branca, JCR- Empreendimentos e Programa Enfoque Rural.