Governo realiza IV Encontro Estadual do Programa Água Doce

publicado: 07/05/2019 15h29, última modificação: 14/05/2019 10h42
cinegrafista DF filma projeto agua doce pb_foto walter rafael (2).JPG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), realiza, nos próximos dias 15 e 16 de maio, o IV Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD). O evento ocorre no Garden Hotel, em Campina Grande e contará com a presença de gestores municipais, secretários municipais de Saúde, Educação e Agricultura e representantes das comunidades atendidas pelo programa, além de representantes da Seirhma. O encontro será promovido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

De acordo com o coordenador do PAD no Estado, Robi Tabolka, o evento objetiva discutir os resultados obtidos pelo PAD e as possibilidades de expansão para os demais municípios da Paraíba. “Atualmente o Programa Água Doce é desenvolvido nas regiões do Agreste, Cariri, Curimataú e Seridó, mas a pretensão do Governo do Estado é de atender a todo Estado, conforme pleito encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional em novembro de 2018, visando firmar convênio de mais 600 sistemas de forma a efetuar cobertura da necessidade do Estado”, revelou Robi.

A programação do evento terá início às 8h da quarta-feira (15), com a recepção e o credenciamento dos participantes. Em seguida, haverá a formação da mesa, palestras proferidas pelo coordenador nacional do PAD, Alexandre Saia, e pelo coordenador estadual, Robi Tabolka. Consta também na programação mesas redondas com representantes das comunidades e com representantes das gestões municipais atendidas.

A partir das 14h, será oferecido aos participantes um curso de operação dos sistemas de dessalinização do PAD, por técnicos da Seirhma. Logo após, haverá palestras sobre Sustentabilidade Ambiental – os cuidados com a água dessalinizada e com o meio ambiente, sobre Mobilização Social – acordos de gestão compartilhada como meio para a gestão de sistemas de dessalinização. O primeiro dia de evento será encerrado com a palestras sobre Sistemas Produtivos e Revitalização de Bacias do PAD Nacional, proferidas pelos técnicos do MDR, Luiz Carlos Hermes e Everaldo Rocha Porto.

Na quinta-feira (16), a programação do encontro será iniciada a partir das 8h, com a formação de grupos de trabalho, para a troca de experiência sobre a gestão compartilhada para o funcionamento dos sistemas, com apresentação de resultados por relatores escolhidos de cada grupo e elaboração do documento final a ser compartilhado com os envolvidos.

Programa Água Doce – O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com cerca de 200 instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que atende prioritariamente comunidades rurais localizadas no Semiárido Brasileiro. O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

Na Paraíba o Programa foi implantado no ano de 2012, com priorização e diagnóstico dos municípios e comunidades, testes de vazão dos poços, análises da água. O programa tem 59 sistemas em operação, atendendo a 35 mil 660 pessoas direta e indiretamente, sendo beneficiadas diretas 20.660 pessoas de 5.436 famílias de comunidades rurais e algumas cidades e indiretas 15 mil pessoas ligadas a associações, igrejas, hospitais, prefeituras e unidades básicas de saúde (UBS), que recebem água dos sistemas. A meta para o Estado para 2019 é botar em funcionamento os 93 sistemas já construídos, beneficiando a aproximadamente 50 mil pessoas, num investimento de R$ 22 milhões.