Governo realiza II Encontro Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação

II Encontro CERs_Fotos_Ricardo Puppe (4).jpeg
II Encontro CERs_Fotos_Ricardo Puppe (1).jpeg
II Encontro CERs_Fotos_Ricardo Puppe (3).jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira (31) o II Encontro Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação (CER). Os serviços destes centros são a porta de entrada para assegurar os direitos das Pessoas com Deficiência (PcD) como laudos, tratamento, reabilitação motora e cognitiva, e ainda o acompanhamento de crianças com a síndrome congênita da microcefalia. A atividade, realizada no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) foi direcionada aos representantes dos serviços estaduais e municipais e contou com a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).

A Paraíba conta com 10 CERs, dos quais dois são estaduais: o CER de Sousa e a Funad, outros quatro aguardam definições municipais para iniciar o funcionamento e ampliar a rede de cuidados à pessoa com deficiência no Estado. De acordo com o coordenador das áreas técnicas de atenção à saúde da pessoa com deficiência da SES, Hélio Soares, o momento é uma estratégia de gestão que visa discutir os processos de manejo e qualificação do diagnóstico de pessoas com deficiência. “Temos um foco muito voltado para os profissionais do serviço. É preciso entender a rede de cuidado, trocar experiências, para qualificar e aprimorar a rede de cuidado para esta população”, ressaltou o coordenador.

Outro tema debatido no Encontro Estadual dos Centros Especializados em Reabilitação foi o atendimento das crianças portadoras da microcefalia, doença congênita provocada pelo Zika Vírus, arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt. O surgimento dos casos de microcefalia e as especificidades no tratamento infantil trouxeram um novo olhar para a reabilitação motora e cognitiva dos pacientes. “Em 2016 tínhamos um quantitativo menor de CERs, porém com a necessidade de atender a estas crianças com diferentes necessidades, foram habilitados seis centros de forma emergencial, hoje nós buscamos o aprimoramento e a expansão de atendimento para essas crianças”, enfatizou Helio Soares.

A qualificação técnica teve parceria com a Funad, que possui um CER IV integrado e atende a quatro tipos de deficiência, sendo referência na 1ª Macrorregião de Saúde. “Há 30 anos a Funad vem aprimorando o conceito de pessoa com deficiência, o diagnóstico para saber os tipos e graus de sequelas que caracterizam aquela pessoa para a emissão de laudos e reabilitação”, pontuou a presidente da Funad, Simone Jordão, ao explicar a importância do evento da SES para a expansão da rede de habilitação.

CERs – Criada através da portaria GM/MS nº793 de 24/04/2012, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência tem como objetivo principal a “criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Esta rede busca levar atendimento integral e de qualidade aos PcDs. Os Centros Estaduais de Reabilitação atendem ao público como instituições de portas abertas, ou seja, podem ser procurados de maneira espontânea para atendimentos de saúde, ou laudos para a comprovação da deficiência. A chegada até a reabilitação pode ser via atenção primária, por rede especializada ou hospitalar, em caso de acidentes e cirurgias.

SERVIÇO
• CER tipo II (físico e intelectual) de João Pessoa - Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência;

• CER Tipo IV – FUNAD em João Pessoa Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência;

• CER tipo II (físico e auditivo) do Conde;

• CER tipo IV de Campina Grande - Funciona na antiga AACD. Referência para a 2ª macrorregião de saúde;

• CER tipo II (físico e intelectual) de Monteiro. Referência para a 5ª região de saúde;

• CER tipo II (físico e intelectual) de Patos. Referência para a 6ª região de saúde;

• CER tipo II (físico e intelectual) de Piancó. Referência para a 7ª região de saúde;

• CER tipo III (física, intelectual e visual) de Princesa Isabel. Referência para a 11ª região de saúde;

• CER tipo II (físico e intelectual) de Catolé do Rocha. Referência para a 8ª região de saúde;

• Reabilita (CER IV localizado no município de Sousa/PB). Referência para a 3ª macroregião de saúde, que compreende 89 municípios.