Governo realiza Etapa Regional do Festival Arte em Cena em Campina Grande

publicado: 24/05/2018 00h00, última modificação: 10/05/2019 16h07
arte-em-cena2.jpg
arte-em-cena1.jpg

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou durante toda a quarta-feira (23) a Etapa Regional do Arte em Cena: II Festival de Arte e Cultura na Escola, para estudantes das escolas da 3ª Gerência Regional de Educação (GRE), em Campina Grande. O evento contou com a participação da gerente executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

O festival reuniu estudantes de 22 escolas da Rede Estadual de Ensino da 3ª GRE, no Centro de Formação de Professores, em Campina Grande, que realizaram apresentações e demonstraram seus talentos nas modalidades de dança, música, teatro, literatura e artes visuais.

“O festival Arte em Cena é de fundamental importância porque traz o que as escolas produzem em suas mostras pedagógicas e que muitas vezes ficam restritas às paredes da escola, sem ter a visibilidade necessária. As apresentações mostraram a integração dos alunos com a arte e com o público, demonstrando todo o talento dos nossos alunos”, explicou Haroldo Limeira de Aquino, coordenador do festival na 3ª GRE.

As apresentações foram julgadas e os primeiros lugares de cada modalidade participarão da etapa estadual do festival, que acontecerá no dia 11 de agosto, em João Pessoa. A escola classificada na modalidade dança foi a Dom Luís Gonzaga. Na modalidade música, o primeiro lugar ficou com a Escola Estadual Alcides Bezerra. Já na modalidade teatro, os vencedores da 3ª GRE foram da Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima. Em literatura conquistou o primeiro lugar a Escola Estadual Alcides Bezerra e em artes visuais, a Escola Estadual Raul Córdula representará a 3ª GRE na etapa estadual, em João Pessoa.

Arte em Cena – O objetivo do festival é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, contemplando a diversidade artística cultural, bem como promovendo o acesso a diversas formas de linguagens artísticas na vivência escolar.

O festival também pretende estimular o interesse, a apreciação e o entusiasmo pelas manifestações artístico-culturais entre os educandos da Rede Estadual de Ensino, valorizando a arte como forma de crescimento social e estético, além de realizar um mapeamento escolar da produção artística na Rede Estadual, valorizando os talentos dos estudantes. Em suas etapas Regional e Estadual, será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Funesc e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

A divulgação dos resultados estará disponível no site: www.paraiba.gov.br/educacao, na aba “Arte Em Cena: II Festival de Arte e Cultura na Escola”. A premiação acontecerá no dia 11 de agosto de 2018, durante a Etapa Estadual, em João Pessoa. Os estudantes que alcançarem o primeiro lugar, por modalidade, serão premiados com medalhas. As escolas participantes da Etapa Estadual receberão certificados de mérito e participação. O professor/regente/coreógrafo/orientador/coordenador do projeto e responsável pelos estudantes também receberá certificado de participação.

As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: festivaldeartes2018@gmail.com.