Notícias

Governo realiza curso de capacitação para trabalhadores da assistência social

publicado: 18/11/2019 18h14, última modificação: 18/11/2019 18h14
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
sedh oferece capacita suas (1).jpeg
sedh oferece capacita suas (1).JPG
sedh oferece capacita suas (2).JPG
sedh oferece capacita suas (3).JPG
sedh oferece capacita suas (4).JPG
sedh oferece capacita suas (5).JPG
sedh oferece capacita suas (6).JPG
sedh oferece capacita suas (7).JPG

A educação permanente é ferramenta fundamental no exercício profissional. Reafirmando o compromisso com os trabalhadores e com a qualidade dos serviços ofertados pela Assistência Social na Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh,) iniciou nesta segunda-feira (18) o segundo curso do CapacitaPB+SUAS.

O Estado já é destaque nacional por ter sido um dos primeiros a iniciar o Programa CapacitaSUAS, realizado por meio de repasses, e atualmente oferta com recursos próprios cinco cursos de capacitação para os profissionais dos SUAS de seus 223 municípios.

O curso ministrado esta semana é um aprimoramento sobre a organização, oferta e interfaces dos serviços, programas e benefícios da proteção social básica. Destinado aos técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o curso de 20h recebe dois técnicos por CRAS dos 223 municípios da Paraíba.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, realizou a abertura do curso reafirmando o compromisso do Governo do Estado, por meio da Sedh, que compreende que a qualidade da oferta dos serviços passa necessariamente pelo trabalhador do SUAS, “sendo de fundamental relevância um espaço de capacitação continuada, de caráter permanente para o fortalecimento da política de Assistência Social nos municípios da Paraíba”.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social na Paraíba (DSuas), Jaciana Magalhães, explicou a metodologia do módulo. “Os municípios estão divididos em oitos turmas. Quatro turmas com profissionais de 124 municípios têm suas aulas iniciadas nesta segunda-feira (18) e seguem até a quarta-feira. Mais quatro turmas, que representam os municípios restantes, ingressam na quarta-feira (20) concluindo suas atividades na próxima sexta feira (22)”.

O cursista e assistente social do município de Conceição, Júlio César, parabenizou o Governo do Estado pela realização da capacitação. “Diante do atual momento de retrocesso enfrentado em nível nacional, com recursos atrasados, vemos o Governo da Paraíba realizar uma grande ação de capacitação para os profissionais da assistência. Como disse o próprio governador no lançamento do CapacitaPB, o Social precisa do ente governamental”, lembrou.

Próximos Cursos - Em dezembro serão realizado mais três cursos do Capacita PB+SUAS. De 02 a 04 de dezembro será ofertado o curso de Introdução sobre a organização, oferta e metodologia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV; de 04 a 06, o curso de Aprimoramento sobre Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família; e para encerrar, de 16 a 20 de dezembro, o curso de Aprimoramento sobre a Organização, Oferta e Interfaces dos serviços da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.