Notícias

Governo realiza capacitação para trabalhadores e gestores do Suas na Paraíba

publicado: 06/11/2019 18h03, última modificação: 06/11/2019 18h03
1 | 10
Fotos: Luciana Bessa
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (1).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (2).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (3).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (4).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (5).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (6).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (8).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (9).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (11).JPG
sedh CAPACITA pb foto Luciana Bessa (12).JPG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está realizando nesta semana o primeiro de cinco módulos do CapacitaPB + Suas. O curso, que conta com cerca de 600 participantes, é destinado aos trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como forma de promover o acesso permanente à informação, e, consequentemente, um aprimoramento na execução de serviços, programas e benefícios em âmbito municipal.

A diretora do Sistema Único da Assistência Social da Sedh, Jaciana Magalhães, explicou que o CapacitaPB + Suas representa a continuidade de uma política de educação permanente no Estado da Paraíba, iniciada em 2012 por meio do CapacitaSuas. “É o compromisso da gestão estadual através da Sedh em promover uma educação para seus trabalhadores, gestores e conselheiros com vistas ao aprimoramento da gestão desse sistema, e a melhoria no atendimento às famílias beneficiadas em todo Estado", ressaltou.

Cláudia Leitão, da cidade de Cacimba de Dentro, afirmou que participar do CapacitaPB é um ganho para os trabalhadores do Suas. "Possibilita o aprimoramento do nosso trabalho junto à gestão e aos trabalhadores. É imprescindível para a gestão do trabalho nos municípios que o Governo continue ofertando essas capacitações. Desde já parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa de aplicar recursos próprios na capacitação dos trabalhadores do Suas, algo que é de extrema importância", declarou.

O primeiro módulo do curso teve início na segunda-feira, (4), com duração de 20 horas, e tem como tema: “Aprimoramento da Gestão do Suas – Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Orçamentária e Financeira”. Foram ofertadas duas vagas para cada um dos 223 municípios.

Os demais módulos do CapacitaPB + Suas, previstos para serem ministrados ainda este ano, tratarão da Proteção Social Básica; Proteção Social Especial; Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família, e por último destinado aos orientadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).