Notícias

Governo prorroga inscrições para Festivais de Audiovisual até o dia 30 de março

publicado: 13/03/2020 11h30, última modificação: 13/03/2020 11h30

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), prorrogou até 30 de março o prazo das inscrições para os Festivais de Audiovisual no interior do Estado. A resolução de prorrogação das inscrições para chamada pública para patrocínio dos eventos foi publicado no Diário Oficial (DOE) dessa quinta-feira (12); e ainda foi incluído o município de Santa Luzia. Os festivais serão realizados no período de 13 de abril deste ano até 13 de abril de 2021.

A proposta do Governo é realizar 16 festivais, classificados em duas categorias: municípios que têm histórico recente na realização de festivais de audiovisual e novos municípios com vocação cinematográfica (que tenham sido palco de obra importante do cinema paraibano). A inclusão de Santa Luzia tem o objetivo de homenagear o filme Aruanda, do cineasta paraibano Linduarte Noronha, rodado no Quilombo Serra do Talhado, e que deu início ao Cinema Novo no Brasil.

A realização dos Festivais de Cinema no interior do Estado será em parceria com a Companhia Paraibana de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

O edital - Os Festivais de Audiovisual têm de ter duração de no mínimo três dias, com pelo menos uma sessão diária, sendo longas-metragens ou conjunto de filmes de curta-metragens.

Para fazer a proposta, os interessados devem apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: planilha orçamentária, currículo do proponente (aquele que assume a responsabilidade legal). Este documento deve conter o detalhamento de projetos culturais realizados nos últimos anos; comprovação de outros aportes financeiros; minuta do regulamento do festival proposto; documentos de regularidade fiscal.

As propostas serão avaliadas levadas em conta os seguintes critérios: mérito do projeto, viabilidade da execução, fomento ao processo educativo-formativo e democratização do acesso.

Mais detalhes podem ser conferidos no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/edital-festivais-de-audiovisual