Governo promove sessão de cinema na programação da Semana da Pessoa Idosa

03-10-19 Dia de Cinema para Idosos Foto-Alberto Machado  (2).JPG
03-10-19 Dia de Cinema para Idosos Foto-Alberto Machado  (1).JPG
03-10-19 Dia de Cinema para Idosos Foto-Alberto Machado  (6).JPG

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, realizou, na tarde dessa quinta-feira (3), no Teatro Pedra do Reino, a exibição da comédia brasileira, Vai que Cola, para cerca de 550 idosos usuários dos Centros Sociais Urbanos (CSU's), do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), do Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benfício (Cejube), das Instituições de Longa Permanência (ILP's) e do Condomínio Cidade Madura, localizado em João Pessoa.

Segundo a gerente Executiva de Proteção Social Básica, Gilmara Andréa de Oliveira, “o evento integra a Semana da Pessoa Idosa, iniciada na última terça-feira, com caminhada e café da manhã, na Praia do Cabo Branco, e faz parte das atividades alusivas ao Dia da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro. A programação contou ainda com atividades realizadas nos outros Condomínios Cidade Madura e CSU's do interior do estado”.

A idosa Maria auxiliadora, que participou da sessão, lembrou: “este evento é uma forma de sairmos de casa, de não ficarmos apenas sentados dentro de casa. O idoso precisa se movimentar, precisa ser feliz para que ele possa ter uma velhice tranquila. Em momentos assim conhecemos outras pessoas, nos sentimos importantes com a nossa idade e representamos a nossa forma de vida, de alegria.

“O Brasil é um país de idosos. De pessoas animadas que querem viver mais e ser feliz. E eu me sinto feliz estando aqui com meu esposo, que também participa do grupo. Agradeço à Secretaria de Desenvolvimento Humano, às pessoas que tomam conta do grupo e aos que cuidam de nós com carinho e cuidado”, finalizou.

A Sedh desenvolve diversos serviços voltados à pessoa idosa. O Programa Cidade Madura, um condomínio destinado especificamente para pessoas idosas. O Projeto Acolher, que atende Instituições de Longa Permanência (ILP). Serviços de convivência para Pessoas idosa, oferecidos através dos CSU's. Os Centros de Referência Especializados (Creas), atendendo nos mais de 26 polos regionais. O Disque123, serviço de denúncia que vem fazendo um trabalho de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes durante toda a semana reiterou o compromisso do Governo. “O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, vem fortalecendo as ações para esse público que é tão importante, nós somos um Estado Maduro e que olha para a pessoa idosa”, observou.