Notícias

Governo lança campanha “Carnaval da Proteção: violência, não! Disque 123”

publicado: 16/02/2023 16h51, última modificação: 16/02/2023 16h51
1 | 6
Fotos: Mano de Carvalho
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
Carnaval Sem Violencia Disque 123 foto manodecarvalho (6) .JPG
Carnaval Sem Violencia Disque 123 foto manodecarvalho (1) .JPG
Carnaval Sem Violencia Disque 123 foto manodecarvalho (5) .JPG
Carnaval Sem Violencia Disque 123 foto manodecarvalho (3) .JPG
Carnaval Sem Violencia Disque 123 foto manodecarvalho (4) .JPG
Carnaval Sem Violencia Disque 123 foto manodecarvalho (2) .JPG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, lançou, nessa quarta-feira (15), na concentração do bloco pré-carnavalesco Muriçocas do Miramar, a campanha “Carnaval da Proteção: violência, não! Disque 123”. O objetivo da campanha é promover o enfrentamento das mais diversas formas de violações de direitos, bem como divulgar o canal de denúncias estadual, o Disque 123. 

Durante a folia, a equipe da Sedh distribuiu materiais informativos para os foliões com dados da campanha e orientações sobre como identificar as violações e realizar as denúncias.

O Disque 123 é o canal de denúncias do Governo do Estado da Paraíba, responsável por encaminhar, monitorar e acompanhar a apuração dos casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, pessoas em restrições de liberdade, pessoas idosas, mulheres, público LGBT e tráfico de pessoas. 

A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a importância da ação. “O Disque 123 é uma ferramenta imprescindível na garantia dos direitos da população paraibana, um instrumento de proteção de crianças, adolescentes, adultos e idosos. É fundamental aproveitar momentos como esse do carnaval, onde conseguimos alcançar um vasto e diverso número de pessoas para espalhar essa mensagem de conscientização. Carnaval, festa, animação, sim! Violência, não!”, arrematou.

Sobre essa ação, a gerente executiva Mônica Ervolino considerou que o carnaval é um momento que todos estão descontraídos, brincando, um espaço no qual muitos aproveitam para violar muitos direitos. “Nos deparamos com crianças trabalhando (vendendo), as mulheres são muitas vezes desrespeitadas, não respeitando o corpo delas e outras violações. Nesse momento de festa é importante divulgarmos um serviço de denúncia para que qualquer pessoa que veja e identifique uma situação de violação possa acessar e ser atendida de forma responsável, e o disque 123 tem um diferencial do disque 100, que além de receber as denúncias, ele monitora dentro do nosso território considerando todas as especificidades da região”, enfatizou.

Em 2022, o Disque 123 registrou 1439 denúncias na Paraíba, nesse universo 58,87% são contra crianças e adolescentes. Já denúncias voltadas para o trabalho infantil, foram identificadas 35 casos e 133 de abuso sexual. Muitas vezes a denúncia é feita de forma anônima.