Governo lança a II Festa Literária da Rede Estadual, com edital para seleção de oficineiros

publicado: 21/09/2021 12h36, última modificação: 21/09/2021 12h36

Garantir a inovação pedagógica por meio de implementação de ações de incentivo à leitura e escrita literária para alunos da Rede Estadual de Ensino é o objetivo do Governo do Estado ao lançar, nessa segunda-feira (20) a segunda edição da FLIREDE – Festa Literária da Rede Estadual, realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ/PB).

O lançamento ocorreu durante uma live no canal do YouTube da Secretaria de Educação e teve a participação do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, dos Coordenadores da II FLIREDE, Renata Escarião e Jairo Cézar, e  do escritor Bruno Gaudêncio.

O evento vai contar com a formação de professores de Língua Portuguesa, por meio de oficinas de ‘Projeto de Incentivo à Leitura Literária nas escolas’ e de ‘Leitura e Escrita Criativa – Poesia e Prosa, cujo público-alvo serão os professores que estão em sala de aula no ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e os professores readaptados em exercício nas bibliotecas escolares.

O objetivo é que, a partir das oficinas, os professores orientem os alunos em sala de aula para que produzam textos literários, em prosa e poesia, e concorram no concurso literário promovido pela FLIREDE, e concomitantemente incentivem o hábito da leitura, especialmente de obras de José Lins do Rego, que será o homenageado pela Festa em consonância com as ações alusivas ao ‘Ano Cultural José Lins do Rego’, instituído pelo Decreto nº 41.233/2021, em homenagem aos 120 anos de nascimento do escritor paraibano e aos 90 anos da obra ‘Menino de Engenho’.

O secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, contou que a II FLIREDE será uma ponte de acesso dos alunos à literatura, para que se crie uma cultura de leitura e desperte novos escritores na Paraíba. “É muito importante incentivar a leitura nos nossos estudantes, com isso vamos trabalhar o letramento em Língua Portuguesa, motivando produções de textos e assim criando uma cultura de leitura. Isso traz um amplo conhecimento aos nossos estudantes, proporcionando o gosto pela leitura. Esse é o objetivo da Festa Literária, além da cultura de leitura, descobrir novos escritores entre os alunos da Rede Estadual”, destacou.

Concurso Literário - Após as oficinas, se iniciam as etapas do concurso literário, que terá como premiação a publicação de um livro com os textos dos alunos selecionados, a serem distribuídos para todas as bibliotecas de escolas da Rede.

A Etapa Escolar consiste na produção, em crônica e/ou poesia, dos textos pelos estudantes, com orientação dos professores, tendo como tema "Zé Lins, um paraibano como eu". A ideia é que os estudantes se inspirem em acontecimentos da própria vida relacionando-os com temas e situações das obras de José Lins do Rego. Os melhores serão selecionados pelas escolas e enviados para a respectiva Gerência Regional de Ensino. A escola deve montar uma equipe composta por três professores de língua portuguesa (ou outra disciplina, desde que tenha afinidade com a literatura) para fazer a seleção.

Na Etapa Regional, a Gerência Regional deve montar uma comissão composta por quatro professores de língua portuguesa e um escritor (caso seja possível) para selecionar os 20 melhores textos e encaminhar para a Etapa Estadual. Na Etapa Estadual será montada uma banca composta pelos cinco oficineiros selecionados pelo edital e mais os membros da coordenação da FLIREDE, que selecionarão seis textos de cada GRE para compor a antologia a ser publicada.

Após a impressão do livro, será organizada uma noite de autógrafos para o lançamento. Também serão realizadas formações nas bibliotecas escolares da Rede para realização de clubes de leitura.

Edital para oficineiros - O edital para seleção dos cinco oficineiros que integrarão a equipe da II FLIREDE foi publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial do Estado. Serão selecionados: Oficineiro de Projetos de Incentivo à Leitura Literária nas escolas, cujo público será os professores readaptados em exercício nas bibliotecas escolares; um Oficineiro de Leitura e Escrita Criativa - Poesia, cujo público-alvo será os professores do Ensino Fundamental I e II; um  Oficineiro de Leitura e Escrita Criativa - Poesia, cujo alvo serão os professores do Ensino Médio e EJA; um Oficineiro de Leitura e Escrita Criativa - Crônica, cujo público-alvo será os professores do Ensino Fundamental I e II; e um Oficineiro de Leitura e Escrita Criativa - Crônica, cujo público-alvo será os professores do Ensino Médio e EJA.

Poderão se inscrever pessoas vinculadas ao universo do livro, leitura, literatura e biblioteca, que residam na Paraíba, e que comprovem sua atuação na área por meio de documentos, conforme exigido no edital. No ato da inscrição, o candidato poderá inscrever apenas uma proposta de oficina.

O valor da bolsa será de R$ 1.300,00 mensais, correspondente a uma carga horária de 20 horas/semanais durante os dois meses de atuação na II FLIREDE.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível no sistema SIGFAPESQ no endereço eletrônico https://sigfapesq.ledes.net de 21 a 29 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 11 de outubro. O edital estará disponível no mesmo site. O edital está disponível em http://fapesq.rpp.br/editais/editais-abertos/edital-no-41-2021-chamada-para-selecao-de-oficineiros-para-festa-literaria-da-rede-estadual-flirede.pdf/view.