Governo entrega certificados da capacitação para Conselheiros de Direitos e Tutelares

publicado: 24/02/2022 08h49, última modificação: 24/02/2022 08h54
WhatsApp Image 2022-02-23 at 16.31.05 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-23 at 16.31.05.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-23 at 16.43.23 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-23 at 16.43.23.jpeg

Uma solenidade realizada, nessa quarta-feira (23), marcou a entrega dos certificados do curso de formação continuada para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado da Paraíba. O evento aconteceu no Espaço Cultural, em João Pessoa, e reuniu cerca de 130 participantes que representaram, presencialmente, 1.269 concluintes da capacitação.

O curso foi promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em parceria com a Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec).

O conteúdo contemplou diversos temas relevantes como o debate sobre os Direitos Humanos e o sistema da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, bem como as dimensões éticas, políticas e técnicas da atuação do conselheiro visando o fortalecimento no âmbito do controle social e principalmente no atendimento do público-alvo, as crianças e adolescentes.

A solenidade foi transmitida pelo canal da SEDH no Youtube, pelo qual os demais concluintes puderam acompanhar. O processo de formação ocorrido em novembro e dezembro de 2021, teve carga horária de 200h, sendo 160h presenciais e 40 horas em EAD, formando 27 turmas distribuídas nas 14 Regiões orçamentárias do Estado.

O secretário de estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destacou a importância desses agentes sociais. “Fico feliz por compartilhar essa conclusão junto com vocês. Foi um desafio tocarmos o início desse curso no momento difícil da pandemia, mas priorizamos por entendermos a necessidade dessa capacitação ser realizada. O curso traz um novo momento para quem participou, e tenho certeza que a partir de agora vocês irão dar um outro patamar na atuação enquanto Conselheiros e Conselheiras Tutelares em todo estado da Paraíba. Isso fortalece vocês enquanto profissionais, os municípios, a sociedade, e mais do que tudo, a política da criança e do adolescente que terão conselheiros e conselheiras mais qualificados”, enfatizou.

A conselheira tutelar do município de Pocinhos, Liege Apolinário, afirma que foi importante passar por essa formação. “Esta é a minha quarta formação, por meio da Casa dos Conselhos, e considero um grande aprendizado, uma luz diária no caminho da gente como conselheira, onde é possível aprimorar nossa atuação no trabalho. É gratificante porque nos sentimos valorizados pelo Governo, exercemos uma profissão árdua e pouco reconhecida, e esse suporte nos encoraja para enfrentarmos os desafios”.

José Hailton dos Santos, Conselheiro Tutelar de Cuitegi, disse que o curso foi valioso para todos os profissionais que participaram. “Para nós que atuamos diretamente com famílias, crianças e adolescentes precisamos ser preparados para desempenhar o papel de conselheiros dentro das atribuições e necessidades colocadas pelo cotidiano”, ressaltou.

“Esse curso significa para o Governo do Estado a reafirmação do compromisso com a educação permanente, com a formação contínua e a formação dos Conselheiros, de modo que a gente possa qualificar a atuação desses profissionais para que eles consigam dar respostas mais qualificadas nas demandas que recebem diariamente”, afirmou a gerente executiva da Gestão do Trabalho da Secretaria do Desenvolvimento Humano, Virgínia Serrano.