Notícias

Governo e TRT retomam parceria para curso com adolescentes da Semiliberdade

publicado: 15/10/2019 17h55, última modificação: 15/10/2019 17h55

O Governo do Estado, por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac), retomou parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (13º Região) que beneficiará adolescentes da Unidade Semiliberdade. Nove jovens iniciaram, na tarde desta terça-feira (15), o Curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores na Escola Judicial, em uma das salas do Tribunal. O curso faz parte de mais uma edição do Projeto e-Saber, de inclusão digital e social do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e foi aberto pelo desembargador Wolney de Macedo Cordeiro.

O projeto, que está inserido no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na Paraíba, promove oportunidade na área de tecnologia da informação para adolescentes. Parceiro importante da Fundac, o TRT, nesta terceira edição, beneficiará jovens e adolescentes em regime de semiliberdade na unidade socioeducativa.

O presidente do TRT, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, destacou a importância desta parceria e disse que só a escola muda os caminhos. Ele incentivou os jovens e disse acreditar que é possível que esse curso desperte em muitos um interesse pela profissão. O desembargador Edvaldo de Andrade, da Comissão da Erradicação do Trabalho Infantil, falou da necessidade de se aprender um ofício e que pobreza não impede ninguém de conseguir os objetivos. “Basta praticar as boas ações”, sugeriu.

O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, disse que os jovens têm a vida inteira para passar adiante e pediu para que todos aproveitassem a oportunidade que a vida estava oferecendo. Davi Lira, diretor da Semiliberdade, falou da importância da informática para o mercado de trabalho e pediu para que todos abracem o curso e se empenhem. “Esse curso é importante, uma vez que a informática é um instrumento de aprendizagem”, enfatizou.

Para a coordenadora do eixo Profisssionalização, Silvana Cibele, inserir jovens da Semiliberdade em mais uma turma do curso promovido em parceria com o TRT é muito gratificante, porque esse é um projeto que proporciona conhecimentos em uma área tecnológica que poucos têm acesso.

Formação técnica - As aulas do Curso Manutenção de Microcomputadores são ministradas na Escola Judicial do TRT de forma voluntária, por funcionários da instituição.O objetivo é proporcionar formação técnico-profissional que favoreça o ingresso no mercado de trabalho, ofertada em condições adequadas à aprendizagem profissional na área, e assim, colocar os internos da instituição próximos de serem reintegrados à sociedade em condições de buscarem o mercado de trabalho.