Notícias

Governo e Reamcav lançam ação contra importunação sexual durante São João

publicado: 13/06/2022 17h27, última modificação: 13/06/2022 17h27

“Neste São João, vai ter muito forró… E vai ter respeito com as mulheres sim, senhor!” O recado do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, e da Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav) será lançado nesta quarta-feira (15), às 15h, com a campanha oficial “Não é não, também no São João”, pelo canal do YouTube da Semdh e redes sociais. 

“Esta é a quarta edição da campanha e a tendência é massificar ainda mais a mensagem contra a importunação sexual das mulheres, nas festas juninas, e em qualquer época do ano”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

Segundo ela, o crime de importunação sexual, inserido no Código Penal em 2018, prevê pena de 1 a 5 anos de detenção. “É um crime grave, mas é tão corriqueiramente praticado que as pessoas não davam importância. Quando o contato não é consentido (um beijo, um toque…) é crime e o crime não tem gênero, não tem sexo, mas atinge, principalmente, mulheres, nós, que somos vítimas desse delito”, disse, mostrando a necessidade da informação ser massificada na sociedade.

A campanha “Não é não, também no São João” é uma iniciativa da Reamcav e conta com a adesão de municípios paraibanos e de vários órgãos. Foram elaboradas peças de divulgação (banners, camisas, e material para redes sociais), que devem ser reproduzidas pelos órgãos envolvidos.

Estão juntos na articulação do movimento o Governo do Estado, por meio das secretarias de Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), Segurança e Defesa Social (Seds), Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Ministério Público da Paraíba; o Tribunal de Justiça (TJPB); a Defensoria Pública; a Assembleia Legislativa e a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).

Lançamento da campanha “Não é Não também no São João”.

YouTube da Semdh - https://youtu.be/Ov93CpH4u6Y

Dia: Quarta-feira (15 de junho)

Horário: 15H