Notícias

Governo e parceiros assinam recomendação para fortalecer ética e responsabilidade na comunicação sobre violência contra mulheres

publicado: 09/12/2024 18h37, última modificação: 09/12/2024 18h37

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Semdh), assina, nesta terça-feira (10), a Recomendação nº 11/2024, documento que aborda as responsabilidades dos meios de comunicação privados na cobertura de casos de violência contra as mulheres e feminicídio, promovendo uma mídia mais ética e responsável. A cerimônia ocorre às 9h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraíba (OAB-PB).

O documento também será assinado pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). A cerimônia contará com a presença de representantes do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Observatório Paraibano de Jornalismo, Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência da Paraíba (Reamcav), entre outras instituições e entidades. 

A Recomendação foi baseada no  Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres: Diretrizes para uma Cobertura Responsável, que foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com o Intervozes e o Observatório Paraibano de Jornalismo. As recomendações destacam a importância da ética, da responsabilidade social e do combate ao sensacionalismo na cobertura midiática de casos de violência contra mulheres e feminicídios. Além disso, trazem diretrizes específicas para contratações públicas de serviços de publicidade, reforçando a necessidade de compromisso ético nas veiculações realizadas em rádio, TV, sites e blogs.

Serviço: 

Data: 10 de dezembro de 2024

Horário: 9h

Local: Auditório da OAB, João Pessoa (PB)