Notícias

Governo do Estado realiza seminário comemorativo ao Dia do Garimpeiro

publicado: 17/07/2019 16h18, última modificação: 17/07/2019 16h18

A Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (DRMH) realiza, das 8h30 às 13h30 deste sábado (20), o VIII Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro. O evento ocorre na Escola Estadual Cidadã Integral Padre Jeronimo Lauwen, na cidade de Santa Luzia. O seminário tem como tema Seridó Paraibano: Uma Área de Relevante Interesse Mineral, que será apresentado em palestra ministrada pelo diretor da DRMH, Marcelo Sampaio Falcão.

A programação do evento prossegue com a palestra, às 10h20, sobre a Importância Econômica dos Pegmatitos do Seridó Paraibano, ministrada pelo Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) do Campus de Campina Grande Dwight Rodrigues Soares. Às 11h, o superintendente Regional da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM)/Serviço Geológico do Brasil, Vanildo Almeida Mendes, vai falar sobre as atividades desenvolvidas e perspectivas futuras. A partir das 11h40, haverá debates e encaminhamentos para o encerramento.

Segundo o diretor da DRMH, Marcelo Falcão, a partir da promulgação da lei n. 11685, de 2 de junho de 2008, que disciplina os direitos e deveres do garimpeiro, a ser comemorado em 21 de Julho, o Governo da Paraíba, por meio das Seirhma, realiza seminários a cada biênio, com o objetivo de ouvir os mineradores, acolher suas reivindicações e também divulgar as ações do Estado para o setor mineral. O evento contará também com a participação de empresários, estudantes, pesquisadores e do público em geral.