Governo do Estado lança edital do programa ‘Limite do Visível’ com 160 vagas para estudantes egressos da rede estadual

publicado: 02/11/2022 11h44, última modificação: 02/11/2022 11h44

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), lançou, nesta quarta-feira-feira (2), o edital do programa ‘Limite do Visível’ que oferta 160 vagas destinadas a estudantes egressos da rede estadual de ensino para os cursos de Ciência de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os alunos selecionados irão receber uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.000,00. As aulas serão presenciais e acontecerão em João Pessoa.

Requisitos - Os interessados precisam ter concluído o ensino médio em alguma escola da rede estadual de ensino entre os anos de 2017 e 2021. Para realizar a inscrição, os estudantes devem preencher um formulário on-line disponível no site https://sigfapesq.ledes.net.

Os cursos - O curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo principal graduar profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo à necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e sociedade.

O curso superior em Ciência de Dados tem como objetivo principal formar profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador.  Ambos os cursos têm a duração de dois anos, divididos em quatro semestres.

Limite do Visível - O Programa Limite do Visível tem como objetivo induzir a formação superior em áreas prioritárias (desenvolvimento tecnológico e inovação). Está integrada ao programa, a implementação dos cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Ciência de Dados com certificação pela UEPB. Por meio do desenvolvimento do projeto Limite do Visível, a SEECT pretende formar 2 mil profissionais até o ano de 2026, iniciando com turmas de 160 estudantes no ano letivo de 2023.