Governo do Estado investe na fruticultura de Pombal e apoia projetos de agricultores familiares

publicado: 20/04/2023 14h48, última modificação: 20/04/2023 14h48
WhatsApp Image 2023-04-20 at 14.46.01.jpeg

A Cooperativa Fonte do Sabor do Sertão Paraibano vai poder gerar sua própria energia elétrica, por meio da instalação de um sistema fotovoltaico que proporcionará autonomia para a unidade de beneficiamento de polpa de frutas instalada no Sítio São João, na zona rural de Pombal. Isso só será possível graças ao apoio financeiro do Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Banco Mundial, por meio dos Projetos Cooperar/PB Rural Sustentável.

O valor total dos investimentos corresponde a um montante de R$ 312.167,50. Além dos beneficiários do município de Pombal, a ação contempla, ainda, sócios cooperados das cidades de São Bentinho, Brejo dos Santos, São Domingos, Jericó e Paulista, totalizando 30 famílias beneficiárias.

Os recursos são oriundos do Projeto PB Rural Sustentável, no seu Componente 3, que trata das Alianças Produtivas. A Cooperativa, além do Sistema Fotovoltaico, fará, também, a aquisição de máquinas, equipamentos e insumos.

A implantação do subprojeto possibilitará aos produtores fabricar, com mais eficiência e qualidade, a polpa de frutas em embalagens fracionadas, o que irá ampliar a oferta aos mercados privados e institucionais. A agroindústria possui boa oferta de polpas, mas pretende alcançar novos mercados. Os itens, que serão adquiridos por meio do financiamento aprovado, estão voltados diretamente para a melhoria do aumento da produção, qualidade e originalidade, características exigidas pelo mercado.

Com a geração da sua própria eletricidade, que será ofertada por meio da instalação de sistema fotovoltaico, a expectativa é que o projeto venha abrir novas possibilidades para a organização produzir com mais eficácia e qualidade.

A agroindústria possui variedades de polpas de frutas e capacidade para ampliação da oferta do produto para atender à demanda dos mercados. Todos os itens que serão adquiridos estão voltados diretamente para o aumento da produção, a qualidade e originalidade.

O empreendimento conta com as parcerias da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Prefeitura Municipal de Pombal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empesas (Sebrae), Incubadora do Agronegócio do Cariri Ocidental e Oriental e do Curimataú (IACOOC) e Caritas.

O programa PB Rural Sustentável do Governo do Estado é executado pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial.