Notícias

Governo do Estado distribui mais de 800 mil preservativos em agosto

publicado: 06/08/2019 16h07, última modificação: 06/08/2019 16h07

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de Núcleo de IST/Aids, distribuirá durante o mês de agosto para as 12 Gerências Regionais de Saúde (João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana) um total de 820 mil preservativos masculinos e 200 caixas (400 mil unidades) de gel lubrificante.

Com a redução das cotas federais, o Governo do Estado iniciou o processo de compra dos preservativos com recursos próprios para garantir, assim, o abastecimento para toda população. Entretanto, o Ministério da Saúde enviou 796 mil unidades de preservativos para a Paraíba (os outros 24 mil estavam na reserva estratégica) e estes serão distribuídos para os municípios em agosto.

“O uso do preservativo em todas as relações sexuais ainda é o meio mais eficaz de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Seu uso promove uma relação saudável, sem riscos de contaminação e evita que ocorra gravidez indesejada e suas principais consequências, como transmissões verticais (aquelas que passam de mãe para filho durante a gestação) de HIV e Sífilis”, declarou a chefe do Núcleo de IST/Aids da PB, Joanna Angelica Ramalho.