Governo discute Plano Safra com Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural

Plano safra 13-04.jpg
Plano safra3 13-04.jpg
Plano safra2 13-04.jpg

Presidentes e dirigentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e representantes de prefeituras municipais, com apoio da equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, elaboram o Plano Safra 2022/2023, que deverá ser lançado no mês de junho.

Com calendário de eventos que continua durante o mês de maio, as equipes dos dois órgãos do Governo do Estado já promoveram reuniões técnicas em várias regiões. A mais recente foi em Jericó, região do Médio Piranhas, reunindo dez Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e secretários municipais de agricultura.

Estiveram presentes ao encontro, os representantes dos CMDRS dos municípios de São Bento, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Riacho dos Cavalos e Jericó, do Banco do Nordeste (através do Prodeter) e da Empaer. O intuito das reuniões é orientar os municípios na construção do Plano Safra, que se constitui em momento importante para diagnosticar, planejar e executar ações para a promoção e o fortalecimento da agricultura familiar, no trabalho conjunto com o Governo do Estado e outras entidades.

O evento do Vale do Médio Piranhas foi articulado pela extensionista Social da Empaer Socorro Almeida, e teve como palestrantes o gerente executivo de projetos da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado da Paraíba - Jailson Lopes, o gerente regional da Empaer em Catolé do Rocha, Humberto Cavalcante, o agente de Desenvolvimento, Thiago Vitorino e do gerente Estadual do Agroamigo (representantes do Banco do Nordeste), do prefeito Municipal Kadson Monteiro (anfitrião do evento) e de representantes dos dez municípios.

O presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, a parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar e as prefeituras municipais dá suporte na implantação de ações que fortalecem a agricultura familiar na Paraíba. “Com o Plano Safra, o produtor rural tem as informações que permitem executar suas atividades com planejamento e obter os resultados esperados. Acreditamos que o maior número de municípios participará desta iniciativa”, comentou.

O secretário Bivar Duda, da SEAFDS, destacou a importância de os municípios montarem seus planos para a safra, a partir do diálogo com a sociedade, o que vai garantir recursos e acessar as políticas públicas em benefício do agricultor familiar. “Os planos safras municipais são um instrumento importante para o desenvolvimento da agricultura familiar na Paraíba”, afirmou.

Segundo Bivar, se todos os municípios tivessem um plano de desenvolvimento para as safras agrícolas, em poucos anos se teria um crescimento da economia em todo o Estado e, consequentemente, mais rendas para as famílias. “O Plano Safra possibilita acesso a recursos dos governos federal, estadual e municipais. A Secretaria e a Empaer contam com equipes de técnicos que colaboram na montagem desses planos”, disse.

Novos encontros - O gerente executivo de projetos - Jailson Lopes, informou que estão programados novos encontros para discutir o próximo Plano Safra. Já aconteceram oficinas no Seridó, com os municípios de Soledade, Pocinhos, Olivedos e Juazeirinho. Depois ocorreu em Mari, com oito municípios da Zona da Mata Norte e, em seguida, em Jericó com participação de municípios do Vale do Médio Piranhas.

Jailson informou que estão sendo realizadas demandas visando reestruturar os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentáveis, com apoio das prefeituras municipais. “Estamos realizando a nova fase do projeto, que é justamente a criação do Plano Safra, visando orientar os agricultores quanto ao planejamento de suas atividades para a safra 2022/2023, que vai desde o preparo da terra, quantitativo de sementes, início de plantio. Também orientamos os municípios para elaboração deste plano, cuja proposta é que seja lançado em junho”, comentou.