Notícias

Governo da Paraíba realiza fampress para o Areia Mostra Cachaça

publicado: 30/08/2024 09h50, última modificação: 30/08/2024 09h50

O Governo da Paraíba, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), promove um fampress especial, nesta sexta-feira (30), com jornalistas e influenciadores para a terceira edição do Areia Mostra Cachaça. O evento ocorre até domingo (1º), no campus da UFPB, na cidade de Areia.

A programação vai contar com diversos estandes de marcas de cachaça da região e de outras partes do Brasil. Organizado pela Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA) em parceria com o Sebrae Paraíba, o Areia Mostra Cachaça oferece uma programação diversificada que inclui palestras, além de atrações musicais todas as noites. O evento visa não só promover a cachaça, mas também estimular o turismo e enriquecer a vivência gastronômica na região. 

De acordo com a APCA, Areia alcançou um marco histórico na safra 2023/2024, produzindo impressionantes seis milhões de litros de cachaça. Esse recorde reforça a cidade como a capital paraibana da cachaça e um dos principais centros produtores do Brasil, com 14 engenhos em plena atividade. 

Vicente Filho, diretor da PBTur, destaca o impacto positivo do evento. “A cachaça paraibana não é apenas um símbolo da nossa cultura, mas também um potente motor para o turismo. O Areia Mostra Cachaça é uma oportunidade de mostrar ao mundo e aos paraibanos a qualidade e a riqueza dessa bebida, e como ela pode impulsionar a economia local. Estamos comprometidos em promover a nossa cachaça como um atrativo turístico, contribuindo para o crescimento do setor”, comentou. 

Com o sucesso crescente da cachaça paraibana, as possibilidades de investimento e expansão para mercados internacionais se ampliam, gerando milhares de empregos e fortalecendo a economia das regiões produtoras. “A cachaça paraibana não só movimenta o mercado interno, mas também conquista mercados internacionais, fortalecendo a imagem do estado como produtor de uma das bebidas mais emblemáticas do Brasil”, ressaltou o presidente da APCA, Thiago Baracho. 

“Ao falarmos sobre turismo no Brejo, especialmente em Areia, não podemos deixar de destacar a cachaça, que é um verdadeiro ícone da nossa região. Os engenhos de cana-de-açúcar, que há séculos fazem parte da nossa história e cultura, são a base desta tradição. A cachaça, além de ser um símbolo, enriquece nossa gastronomia e oferece experiências únicas para os visitantes. Por isso, é fundamental apoiar e promover eventos como o Areia Mostra Cachaça. Sabemos que a cachaça é um elemento essencial da nossa identidade cultural e do turismo na região”, afirmou Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.