Governo da Paraíba realiza a “Conferência Camões 500 anos” em parceria com a Associação Portugal Brasil 200

publicado: 01/08/2024 14h49, última modificação: 01/08/2024 14h49

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), realizará, no dia 9 de agosto, a “Conferência Camões 500 anos: uma nova cidadania para a Língua”, uma parceria com a Associação Portugal Brasil 200 (APBRA). O evento, aberto ao público, acontece às 8h30, na Fundação Casa de José Américo, na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa, e também vai contar com discussão sobre “A importância das feiras e festas literárias para a promoção do direito à literatura”. Os participantes receberão certificado.

A Associação Portugal Brasil 200 (APBRA) é uma associação não governamental, sem fins lucrativos e dedicada ao desenvolvimento das relações humanas e econômicas entre os países de língua oficial portuguesa e à promoção cultural e da língua portuguesa por meio da realização de eventos e de parcerias com agentes privados e públicos do Brasil e de Portugal.

O presidente e fundador da APBRA, José Manuel Diogo, vai integrar a mesa da primeira temática, “Camões 500 anos: uma nova cidadania para a Língua”. Ele é pós-graduado em Gestão da Informação e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa. Criou o projeto “200 anos, 200 livros” para as celebrações oficiais do bicentenário da independência do Brasil e a “Casa cidadania da Língua”. É colunista da Folha de São Paulo. Também estarão na mesa Janile Pequeno Soares, doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora do Uniesp, e Marcelo Vieira de Nóbrega, doutor em Linguística e professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Feiras literárias – José Manuel Diogo também participará da segunda mesa da manhã, que será “A importância das feiras e festas literárias para a promoção do direito à literatura”. O presidente da APBRA vai compartilhar suas experiências com a Feira do Livro de Coimbra, a Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO), o Festival Coimbra Cidade de Camões, entre outros.

A mesa contará com a participação do secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos; do coordenador da Feira Literária de Campina Grande (FLIC), Stéllio Mendes; e da coordenadora da Festa Literária Integrada da Paraíba, Jacklaine Almeida, que vão discutir o amplo cenário paraibano de 18 festas literárias municipais.

O secretário Pedro Santos falou sobre a criação de uma feira literária internacional: “a Paraíba tem assumido lugar de destaque tanto no cenário nacional quanto internacionalmente. No setor cultural, essa realidade não é diferente. A ideia de realização da Feira Literária Internacional da Paraíba surge num contexto de internacionalização da arte produzida no estado. Criamos o Programa Arte na Bagagem, que contribuiu para a participação de artistas paraibanos em mais de 15 países no último ano e em breve anunciaremos o conjunto de ações em parceria com instituições francesas, por ocasião do Temporada Brasil – França 2025”.

Para Naná Garcez, diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), “um dos aspectos da nacionalidade é a língua, é a língua que dá a cidadania e a forma de expressão. Então, a celebração dos 500 anos de Camões reforça a importância da nossa língua original, que é o português. E, quando a gente coloca a cidadania da língua nessa oportunidade, expressa exatamente o quanto é relevante você saber e conhecer o seu território, saber e se expressar na sua língua. Então, para a gente é muito relevante já que nós fazemos publicações de literatura e também trabalhamos com a expressão da liberdade de opinião”.