Notícias

Governo da Paraíba monta estande interativo e promove jogos indies no Imagineland

publicado: 27/07/2024 11h02, última modificação: 27/07/2024 11h02
1 | 5
Fotos: Mateus de Medeiros
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2024-07-26 at 19.40.57.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-26 at 19.40.59.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-26 at 19.40.58 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-26 at 19.41.00.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-26 at 19.40.57 (1).jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), está participando do maior evento de cultura pop do Nordeste, o Imagineland, com a oferta de jogos indies (jogos eletrônicos independentes). Em parceria com a Osten Games, a Secties montou um estande interativo com 10 empresas desses jogos, contando com a participação e interação do público. O espaço também apresenta as ações da pasta. O evento teve início nesta sexta-feira (26), no Centro de Convenções, em João Pessoa e segue até este domingo (28).

Além disso, a secretaria também apoiou o estande do podcast Xablau, que vem realizando várias entrevistas no evento, falando de cultura pop e divulgando o que vem sendo realizado na Paraíba. O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, irá participar do programa em uma entrevista que será realizada neste domingo (28).

“O Imagineland é um dos maiores eventos do Brasil de cultura geek e tecnologia. Ele é muito importante para a Paraíba e a secretaria está presente para mostrar as suas ações e também apresentar dez empresas com jogos indies. Também vamos iniciar um processo, uma ação que no próximo Imagineland tenha uma maratona onde jogos indies produzidos no Estado estejam disponíveis para serem jogados”, ressaltou Claudio Furtado.

Para Zaki Dallison, criador do podcast Xablau, a parceria com a Secties foi fundamental para a elaboração do estande. “Através desse apoio, a Secties está reconhecendo a importância da cultura como um todo. O podcast nada mais é do que uma ferramenta de tecnologia e inovação. Através dessa ferramenta, conseguimos trazer diálogos importantes, de temáticas inovadoras”, comentou.

O CEO da empresa Mangrove, Rafael Nasper, ressaltou que a oportunidade de expor os jogos da sua startup no estande da Secties irá levar mais crescimento para o seu empreendimento. “A gente ficou muito feliz com o convite, estamos trazendo três jogos aqui, então para a gente está sendo muito legal. Somos uma empresa nova, por isso essa é uma oportunidade muito importante, porque, além da visibilidade, você tem a chance de ter o contato direto com as pessoas desse universo, podendo ouvir feedbacks e melhorar o nosso jogo”.

O estudante Breno Barbosa, de 13 anos, aproveitou seu tempo no primeiro dia do Imagineland para conhecer os jogos indies da empresa Machik. “Eu gostei muito do jogo, achei a ideia muito legal. Ele é  bem intuitivo, consegui me divertir por um grande período de tempo, além de ter o fator rotular que é um fator que eu gosto bastante, além do fator de repetição. Gostei muito de participar e conhecer o trabalho dessas pessoas com jogos incríveis”, disse.

O primeiro dia do Imagineland foi marcado pela participação do ator americano da série de TV “Todo Mundo Odeia o Cris”, Vincent Martella, que interpretou o personagem Greg; do dublador dos personagens Bob Esponja e Goku, Wendel Bezerra; e da banda Sepultura.