Governo da Paraíba, Ministério Público e Unipê lançam game sobre cidadania fiscal

publicado: 27/09/2023 09h53, última modificação: 27/09/2023 09h57
FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_14.JPG
FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_5.JPG
FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_7.JPG
FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_12.JPG

Uma ferramenta tecnológica e lúdica voltada à educação fiscal e ética para crianças e adolescentes. Assim é o game “IPTU Teens”. O jogo é resultado da parceria do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz-PB), com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e foi desenvolvido por professores e alunos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

A solenidade de lançamento, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, na Capital, contou com as presenças do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano; do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; do secretário de Educação do Estado, Antônio Roberto de Araújo Souza; do delegado da Receita Federal do Brasil na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes; e da reitora do Unipê, Mariana Barbosa, além de auditores fiscais, procuradores, gestores das instituições, professores e alunos do projeto de extensão universitária “Fábrica de Software” do Unipê, que desenvolveram o jogo.

Iniciativa relevante – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, afirmou que o lançamento do jogo digital “IPTU Teens” é mais uma iniciativa relevante na área de educação fiscal para crianças e adolescentes.

“Ressaltamos, mais uma vez, a força da parceria junto às universidades. A Sefaz-PB tem ampliado essas parcerias, não apenas com universidades privadas, mas também com as públicas como a UEPB e a UFPB. Entendemos que esse conhecimento da academia precisa chegar à sociedade e as parcerias, como esse projeto de game, são mais uma forma de integração com a sociedade paraibana”, observou o secretário.

“O jogo tem como objetivo inicial despertar nas crianças e adolescentes de nove a 15 anos, o exercício da cidadania e da ética. Com esse game, eles vão entender, de forma lúdica, que não deixa de ser pedagógica, que o imposto arrecadado pelo Estado tem uma finalidade social essencial, pois são com esses recursos que financiam as chamadas políticas públicas como, por exemplo, educação, saúde e segurança e todos os serviços públicos que os órgãos prestam à sociedade, sejam nas esferas municipal, estadual ou federal”, completou Marialvo.

Ainda segundo ele, a ideia “é disseminar o game ‘IPTU Teens’ em todas as escolas, sejam públicas e privadas da Paraíba e quem sabe do País, por se tratar de um projeto inovador. Por isso, me antecipei e conversei, pessoalmente, com a reitora do Unipê para que novos projetos como este sejam desenvolvidos em prol da sociedade dentro dessa parceria”, apontou.

Para o secretário de Educação do Estado, Antônio Souza, “a educação fiscal é um eixo central para qualquer política de governo, uma vez que envolve arrecadação. Formar as novas gerações para compreender que a arrecadação dos tributos é fundamental para manter as políticas públicas. Para isso, a Secretaria de Educação tem mantido parcerias com a Sefaz-PB, com o Ministério Público e as universidades para desenvolver soluções para que a educação possa implementar ações pedagógicas voltadas à temática”, destacou.

A gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Fazenda Estadual, Elaine César Carvalho Félix, que é uma das idealizadoras do projeto junto com o promotor de Justiça, Reynaldo Serpa, lembrou que a ideia de construir um game surgiu em uma das reuniões da Coordenação Executiva do Fórum Paraibano de Administradores Tributários do Estado da Paraíba.

“Num curto espaço de tempo estávamos numa reunião na Fábrica de Software do Unipê para discutir nossa ideia. Desde nossa primeira reunião, contamos com o entusiasmo do professor Wallace e o engajamento do professor Thiago Rodrigues para superar as dificuldades para que esse game fosse construído, mesmo com o desafio de construir um projeto com alunos extensionistas, que a cada seis meses podiam ou não permanecer na atividade”, frisou.

Contudo, para Elaine, “a melhor forma de combater as desigualdades é construir possibilidades de desenvolver pessoas e essa é a proposta do 'IPTU Teens'. O município é a instância mais próxima do cidadão para um exercício consciente de sua cidadania, lá ele deve ser protagonista para transformação da realidade social à sua volta. O jogo se desenvolve em três cenários distintos: Escola, Praça Pública e Câmara de Vereadores e, foi concebido com a premissa de que cidadania é um conceito de aplicabilidade holística. Através de cenas que retratam o cotidiano em sociedade, questões éticas, ambientais, sociais e de educação fiscal são abordadas em um ambiente exploratório, que permite ao jogador ter a compreensão e reflexão da sua tomada de decisão. Em cada fase, o jogador responde a um quiz e complementa seu aprendizado no Mural do Conhecimento”, detalhou.