Notícias

Governo da Paraíba inicia processo de implantação do Memorial da Diáspora e dos Povos e Comunidades Tradicionais

publicado: 31/05/2023 17h33, última modificação: 31/05/2023 17h37
WhatsApp Image 2023-05-31 at 17.06.58.jpeg

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana realizou uma reunião, nesta quarta-feira (31), com representantes de diversos órgãos governamentais e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para marcar o início do processo de implantação do Memorial da Diáspora e dos Povos e Comunidades Tradicionais. Essa iniciativa está prevista no Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Planepir).

Durante o encontro, foram estabelecidos os primeiros passos para a organização dos grupos de trabalho e dos eixos temáticos. Também ficou acordado que serão convidados grupos de pesquisa, sociedade civil organizada, núcleos de estudo, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e outras instituições, visando construir coletivamente o Memorial com base em temáticas como histórias e memórias de lutas, cultura popular, referências culturais, entre outras.

“O Memorial da Diáspora e dos Povos e Comunidades Tradicionais terá como objetivo central resgatar e destacar a história da população negra, das comunidades tradicionais de matriz africana, das comunidades quilombolas, dos povos originários e das comunidades ciganas, que são verdadeiros patrimônios culturais do estado da Paraíba”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

A reunião contou com a participação da secretária Lídia Moura, da gerente executiva interina da Igualdade Racial, Jadiele Berto, e representantes da Secretaria de Cultura, Fundação Casa de José Américo, UEPB, Iphaepb e Suplan.

“Esse encontro marca o início de um importante processo de construção coletiva e valorização das culturas e identidades que compõem a rica diversidade do povo paraibano”, reafirma a secretária Lida Moura. O Memorial da Diáspora e dos Povos e Comunidades Tradicionais será um marco histórico e um espaço fundamental para o reconhecimento e preservação das contribuições desses grupos para a formação da sociedade paraibana.