Notícias
Governo da Paraíba conclui distribuição de sementes entre produtores rurais
Seguindo o calendário de plantio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), a distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo entre os produtores rurais em todas as regiões da Paraíba foi concluída.
Para a atual safra, o Governo adquiriu 524 toneladas de sementes para serem distribuídas com produtores, representando 56% a mais do que o ano anterior, de modo a disponibilizar para os agricultores sementes de excelente germinação. Isso vai garantir a segurança alimentar das famílias, permitindo um acréscimo na renda com a comercialização do excedente. Também permitirá aos criadores o cultivo de sorgo para a formação de suporte forrageiro destinado à alimentação de rebanhos em período de longa estiagem.
“Esperamos que ao final tenhamos um aumento significativo na produção de grãos na Paraíba e estrategicamente, é claro, garantir que nossos rebanhos, principalmente dos pequenos produtores, não sofram em período de estiagem”, comentou Jefferson Morais, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Agricultores de regiões do Sertão que aproveitaram as primeiras chuvas, seguindo as orientações dos técnicos da Empaer, fizeram seus plantios e em alguns lugares começaram a colheita. Depois, conforme o calendário de distribuição, nos últimos dias as sementes chegaram ao Cariri, Curimataú, Agreste e Brejo. No momento, o processo está sendo concluído no Litoral.
O produtor rural José de Azevedo Soares, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Rio Tinto, destacou que as sementes chegaram em momento oportuno, e lembrou que os agricultores estão satisfeitos.
Igualmente ressaltou a participação do Sindicato do Trabalhadores Rurais e da prefeitura municipal nesse processo. Disse que todos fizeram o plantio, conforme recomendação técnica, aproveitando as chuvas. “Desejo agradecer a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por meio da Empaer, pelo envio das sementes para nosso município, que chegaram na hora certa”, disse.