Notícias
Governo contempla 93 comunidades com o Programa Água Doce e se torna referência nacional
Noventa e três comunidades rurais da Paraíba serão beneficiadas, até o mês de dezembro, com o Programa Água Doce, que vai contemplar cerca de 50 mil pessoas de mais de 40 municípios do Semiárido paraibano. A iniciativa, que é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, conta com um investimento de mais de R$ 22 milhões e é considerada referência nacional, por construir as obras agrupadas com baixo custo médio por Sistema, entre os nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. Atualmente, a Paraíba é o estado com maior número médio de beneficiários por sistema de dessalinização em funcionamento.
No último dia 11 de maio, foi inaugurado mais um sistema, instalado na comunidade de Batente de Pedras, no município do Ingá, que contou com as presenças do secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Deusdete Queiroga, de técnicos da Secretaria, de autoridades do Ministério do Meio Ambiente, da gestão municipal e dos moradores.
O Programa Água Doce vem melhorando a qualidade de vida de famílias da região do Semiárido, tanto no que diz respeito à saúde, com água potável para consumo humano, quanto na possibilidade de geração de renda, nos Sistemas de Dessalinização com Unidades Produtivas. “Os sistemas operam em comunidades que antes eram abastecidas com carro-pipa, água de poços com alta salinidade e também de açude, sem qualidade para o consumo”, explicou o coordenador estadual do Programa, Robi dos Santos.
Programa Água Doce
Na Paraíba, o Programa começou a ser implantado no ano de 2012, com priorização e diagnóstico dos municípios e comunidades, testes de vazão dos poços, análises da água. Com atuação nas regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Agreste, e distribuição em 39 municípios, o Programa tem 46 sistemas construídos e recuperados, 19 em fase de conclusão e 14 iniciadas e estão sendo emitidas ordens de serviços para 14 sistemas, totalizando 93.