Notícias

Governo começa elaboração do Plano Estadual de Igualdade Racial

publicado: 08/05/2019 12h43, última modificação: 08/05/2019 12h43

O ciclo de oficinas preparatórias para a elaboração do Plano Estadual de Igualdade Racial da Paraíba começa nesta quarta-feira (8), às 14h, no Casarão dos Azulejos, na Capital. O objetivo deste primeiro encontro é apresentar e ajustar a proposta do processo participativo e definição dos eixos que constarão no plano. Participam deste processo, representantes de secretarias do Governo e de organizações da sociedade civil.

A oficina será realizada pela organização Cunhã - Coletivo Feminista, e faz parte das ações do projeto "Consolidando Instrumentos de Fortalecimento da Democracia Participativa e da Gestão Pública", executado por meio de um Acordo de Subvenção entre a ONG, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR)  e o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O monitoramento do projeto na Paraíba é realizado pela Secretaria de Estado da Mulher da Diversidade Humana (SEMDH). “ Com a elaboração do plano, a Paraíba  consolida um instrumento estratégico para a implementação da politicas de igualdade racial, demanda esta aprovada em conferencias estaduais, por segmentos étnicos raciais do Estado”, afirma o gerente de Equidade Racial da Semdh, Roberto Silva.

A proposta é realizar seis oficinas até o final de agosto de 2019. Para garantir a diversidade na participação estão confirmadas representantes do  movimento social negro, quilombola, cigano, indígenas e de religião de matriz africana. Para a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilbert Saores, a elaboração coletiva é muito importante e “vai garantir a participação de diversos setores na discussão e na apresentação das demandas, permitindo um maior direcionamento das ações”.