Notícias

Governo celebra Dia Mundial da Água no Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos

publicado: 21/03/2023 11h36, última modificação: 21/03/2023 11h36

O Dia Mundial da Água é celebrado nesta quarta-feira (22). Para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), realiza o 1º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos: Semana em Defesa da Água. O evento vai ocorrer no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa, nos dias 22, 23 e 24 de março. Para participar, basta fazer a inscrição no site aesa.pb.gov.br.


A programação terá início às 14 horas com o credenciamento dos participantes e uma apresentação cultural. Às 15 horas será realizada a palestra Programa de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional. “A água do Velho Chico vai possibilitar um importante desenvolvimento socioeconômico na Paraíba do Nordeste. Técnicos e pesquisadores de vários estados poderão trocar experiências no nosso simpósio. Um evento muito esperado, pois gostaríamos de ter realizado antes, mas não foi possível por conta da pandemia”, explicou o diretor de Gestão e Apoio Estratégico, Waldemir Fernandes de Azevedo.


Na quinta-feira (23), estão programadas as apresentações: Plano Estadual de Recursos Hídricos; Saneamento Básico: Distribuição, coleta e tratamento de esgotos – universalização;  Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você quer ver no mundo (ONU). E no dia seguinte serão abordados os temas: A importância dos comitês de bacias hidrográficas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; Os meios de comunicação e divulgação no Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.


A exposição dos trabalhos inscritos também está programada para o dia 23 e o edital Chamada Pública de Trabalhos com as orientações para quem pretende apresentar estudos técnico-científicos está disponível no site aesa.pb.gov.br. As apresentações serão divididas em grupos temáticos: Água e Gestão; Águas Subterrâneas e Hidrogeologia; Educação e Ensino em Recursos Hídricos; Gestão de Reservatórios e Usos Múltiplos; Integração: Lei de Recursos Hídricos e Lei de Saneamento; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Proteção de Mananciais e Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas; Segurança e Rompimento de Barragens; Educação ambiental; Sociedade e os Recursos Hídricos; Qualidade da Água; Inovação Tecnológica em Sistemas Ambientais.