Notícias
Game educativo sobre cidadania fiscal é disponibilizado no Google Play
O game educativo “IPTU Teens”, jogo que combina desafios e conhecimento para ensinar sobre o imposto municipal com diversão, já está disponível no Google Play para ser baixado por meio do link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.DefaultCompany.IPTUTeens
A ferramenta tecnológica e lúdica “IPTU Teens”, voltada à educação fiscal e ética para crianças e adolescentes, foi viabilizada pela parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e desenvolvida pela Fábrica de Software do Unipê.
O QUE TEM NO GAME – O game traz desafios para a construção do aprendizado de educação fiscal para crianças e adolescentes como, por exemplo, completar missões, fazer escolhas estratégicas e compreender o papel dos impostos na manutenção de escolas, hospitais, parques e muito mais. Cada missão do game revela o impacto direto dos impostos na cidade, ajudando a entender como funciona a arrecadação e como ela se transforma em benefícios reais.
Com gráficos interativos e divertidos, as crianças e adolescentes vão poder explorar um ambiente imersivo que tornam o aprendizado ainda mais agradável e acessível para todas as idades totalmente gratuito e sem interrupções, o que traz fluência em cada etapa.
REALIZAÇÃO CONCRETA E RELEVANTE – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, afirmou que a disponibilidade do game no Google Play é mais uma realização concreta e relevante, na área de educação fiscal do Estado, voltados para crianças e adolescentes, que a Sefaz-PB junto com o Ministério Público Estadual, em parceria com a Unipê, disponibilizam à sociedade.
“Ressaltamos mais uma vez a força da parceria para concretizar esse projeto inovador. A Sefaz-PB tem ampliado, nesta atual gestão, as parcerias com as universidades públicas e privadas do Estado. Entendemos que esse conhecimento da academia precisa chegar à sociedade e as parcerias, como esse projeto de game, são mais uma forma de integração com a sociedade paraibana. Esse jogo tem como objetivo inicial despertar nas crianças e adolescentes de 9 a 15 anos o exercício da cidadania e da ética”, frisou Marialvo.
O secretário lembrou que nos últimos anos a infância e a juventude “têm sido bombardeadas e sobrecarregadas com muita desinformação e de crimes, sejam por via da violência ou da corrupção tanto na sociedade como na mídia e na internet. A disponibilidade deste game busca juntamente ir nessa contracorrente, pois vai buscar estimular a formação de crianças e adolescentes nas áreas da cidadania, da ética, da justiça, da civilidade e também da busca por justiça fiscal. Com esse game, crianças e adolescentes vão entender de forma lúdica, que não deixa de ser pedagógica, que o imposto arrecadado pelo Estado tem uma finalidade social essencial, pois são com esses recursos que financiam as chamadas políticas públicas de educação, da saúde e da segurança e todos os serviços públicos oferecidos e prestados à sociedade, sejam nas esferas municipal, estadual ou federal”, argumentou.
ONDE SURGIU A IDEIA – A gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Fazenda Estadual, Elaine César Carvalho Félix, que é uma das idealizadoras do projeto junto com o promotor de Justiça, Reynaldo Serpa, lembrou que a ideia de construir um game surgiu numa das reuniões da Coordenação Executiva do FPAT-PB (Fórum Paraibano de Administradores Tributários do Estado da Paraíba). Em 2020, o Ministério Público Estadual ministrava o “Projeto IPTU Legal” para as prefeituras municipais e a Sefaz-PB dava continuidade às ações para disseminar conceitos do programa de Educação Fiscal.
Para Elaine César, “a melhor forma de combater as desigualdades é construir possibilidades de desenvolver pessoas e essa é concretizar ideia e propostas do 'IPTU Teens'. O município é a instância mais próxima do cidadão para um exercício consciente de sua cidadania. É lá que ele deve ser protagonista de um intervir local para transformação da realidade social à sua volta. O jogo se desenvolve em três cenários distintos: Escola, Praça Pública e Câmara de Vereadores e, foi concebido com a premissa de que cidadania é um conceito de aplicabilidade holística. Através de cenas que retratam o cotidiano da vida em sociedade, questões éticas, ambientais, sociais e de educação fiscal são abordadas num ambiente exploratório, que permite ao jogador ter a compreensão e reflexão da sua tomada de decisão. Em cada fase, o jogador responde a um quiz e complementa seu aprendizado no Mural do Conhecimento”, detalhou.
SOBRE O GAME – O IPTU Teens é uma maneira envolvente de aprender sobre cidadania e responsabilidade fiscal. O game é mais um instrumento de formação das crianças e adolescentes e torna o cidadão mais consciente e participativo de seus direitos e deveres na cidadania fiscal e ao mesmo tempo preparado para entender e contribuir para o futuro da sua cidade.