Funesc recebe Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara dos Vereadores de Pombal

publicado: 02/05/2019 11h20, última modificação: 02/05/2019 11h21
luizinho de pombal.jpg

- Foto: Divulgação

A Câmara Municipal dos Vereadores de Pombal aprovou por unanimidade uma Moção de Congratulações e Aplausos para a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A homenagem deve-se à realização da 18ª edição da Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo, de 22 a 30 de março deste ano. Um dos homenageados do evento da Funesc foi Luizinho de Pombal.

Para Nézia Gomes, presidenta da Funesc, a Moção representa o reconhecimento do trabalho realizado por uma equipe afinada no propósito de abrir caminhos para a divulgação da produção cultural paraibana, descentralizando o foco de ações e pondo luz no material artístico de todas as regiões da Paraíba.

“A Mostra Estadual cumpriu com a sua missão: evidenciar que as artes cênicas paraibanas estão em efervescente criação. E isso não ocorre só em João Pessoa e Campina Grande. Temos artistas determinados e cheios de certeza com relação à força da produção cultural, inclusive no Sertão, onde deveremos realizar este ano a Mostra Sertão”, declarou Nézia.

Foram nove dias de espetáculos, oficinas e debates que atraíram quase 5 mil espectadores ao teatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa. O evento registrou média superior a 500 espectadores por dia, com apresentações de grupos de João Pessoa, Cabedelo, Alagoa Grande, Campina, Sousa e Cajazeiras. Espetáculos adultos e infantis, nas áreas de teatro, dança e circo.

A Mostra Estadual teve 27 espetáculos, sendo a primeira edição após a reforma do teatro, concluída em dezembro de 2016. Em seu retorno, o projeto prestou homenagens a Luizinho de Pombal, Guilherme Schulze e Montagem Circos. Além destas, há duas homenagens póstumas – Simão Cunha e Waldemar Dornellas.

Conforme Luizinho de Pombal, a matéria foi apresentada pelos vereadores Romero Freitas e Josevaldo Feitosa e a sessão teve transmissão, inclusive, por emissora de rádio, em sessão no último dia 29. Com relação à homenagem na Mostra Estadual, Luizinho disse se sentir muito feliz e certo de que a produção sertaneja é intensa e de qualidade.

“Fiquei honrado por saber que a nossa luta desenvolvida aqui no sertão estava sendo reconhecida, me senti honrado e me vi na obrigação de ressaltar as nossas tradições, Pombal e o Sertão. Foi um momento importante para cultura Paraibana, com certeza marcou e motivou a classe artística”.