Funesc inscreve para oficina de hip-hop com Ayleen Vant, em Areia

publicado: 29/06/2023 16h49, última modificação: 29/06/2023 18h23

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abriu inscrições para a oficina Hip-Hop Dance - O improviso a partir do Balanço, ministrada por Ayleen Vant. A atividade, que integra a temporada 2023 do projeto Caravana Interatos, acontece no próximo dia 6, no Teatro Minerva, localizado no município de Areia. Os interessados podem se inscrever pessoalmente até 3 de julho, junto à Secretaria Municipal de Cultura, no horário das 9h às 16h.

A oficina tem objetivo de introduzir aos participantes os fundamentos da dança Hip-Hop, incluindo contextos históricos da música e dança; desenvolver habilidades de improvisação e criação a partir do Hip-Hop Dance; promover inclusão social e respeito à diversidade cultural.

Com carga horária de quatro horas, o programa da oficina traz um resumo sobre a história de surgimento da Hip-Hop Dance até o formato que é referenciado atualmente; sensibilização do corpo a partir do “Bounce”, pesquisa a partir do sentimento do pulso da música; exploração rítmica do corpo usando os membros inferiores; explicação dos conceitos de "Polirritmia" e “Policentrismo” dentro do Hip-Hop Dance; iniciação ao "Boogaloo" e dinâmicas do centro do corpo em circularidade; aprofundamentos sobre o que seria “ Danças Vernaculares Estadunidenses”.

Sobre Ayleen Vant - Bailarino e Pesquisador das Danças Urbanas, desde pequeno acompanha a Tribo Éthnos em muitas de suas ações e iniciativas, apresentações e shows, onde começou sua introdução na dança, percussão e desenho. Aos 9 anos iniciou nas danças urbanas com Vant Vaz. Atualmente está finalizando o curso de Licenciatura em Dança pela UFPB. Como pesquisador, seu foco é nas danças House e Hip-Hop Dance, estilos sobre os quais ministra workshops e oficinas. Atua como jurado nas categorias Experimental e All-style/Open styles. Representa o coletivo House dance PB, Coletivo Tribo Éthnos, e Gang Gangrena, participando de competições de Danças Urbanas como: FCH2(CE), Just Debout(SP), Experimental(PB), Chega que é Certo(PB),Intime (SP). Faz parte do Projeto Berimbaobab, que realiza intercâmbios culturais de dança e música entre o Brasil, França e Senegal .

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou neste mês de junho, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Carrapateira, Alagoa Nova, Areia, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu por meio de credenciamento realizado por meio de edital, no qual as prefeituras se colocam como parceiras da Funesc.

Caravana Interatos 2023 – Dança – Areia
Oficina Hip-Hop Dance - O improviso a partir do Balanço | com Ayleen Vant