Notícias

Fundação Casa de José Américo participa do Imagineland 2024 com atividades lúdicas e educativas

publicado: 23/07/2024 16h27, última modificação: 23/07/2024 16h27

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) participará do Imagineland 2024, festival que acontecerá no período de sexta-feira (26) a domingo (28), no Centro de Convenções de João Pessoa. O Imagineland é considerado um dos maiores eventos de cultura pop do Norte-Nordeste, com programação que inclui shows, painéis e filmes, entre outras atrações e atividades.

A participação da Fundação Casa de José Américo no Imagineland será com um stand que apresentará o projeto ‘Vila do ABC: arte, brincadeira e convivência’. O objetivo é fomentar o gosto pela leitura, a criatividade e a curiosidade infantil por meio de atividades lúdicas e educativas proporcionadas pelo setor GibiZeca (coleção de gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa em parceria com a FCJA).

A coordenadora da GibiZeca e da participação da FCJA no Imagineland, psicopedagoga e professora Katzumy Lia Fook, informa que a GibiZeca trabalha com mais de dois mil exemplares de gibis da Turma da Mônica, de forma lúdica, voltada para a aprendizagem. No stand, o público infantil encontrará sessões de cinema e de contação de histórias, além de atrações diversas, a exemplo de personagens de Chico Bento e Rosinha, convidando para brincadeiras na roça.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, destaca a importância da participação da instituição no Imagineland: “Reforçar laços de memória e valorizar a leitura patrimonial através de atividades lúdicas e pedagógicas, atraindo e formando um novo público para a Fundação e, consequentemente, ampliando a partilha do conhecimento acumulado pela instituição”.

A organização do Imagineland prevê que a realização do evento irá impactar a economia da cidade em aproximadamente R$ 15 milhões. Outra previsão é de que cerca de 40 mil pessoas, sendo 15 mil de outros estados, devem participar dos três dias do festival. Na rede hoteleira da capital paraibana a taxa de ocupação já estaria se aproximando aos 90%.