Notícias

Fundação Casa de José Américo integra atividades da Semana Nacional de Museus

publicado: 09/05/2024 15h34, última modificação: 09/05/2024 15h34
matéria-08-05-2024-semana-museus-Foto Divulgação.jpg

O Museu Casa de José Américo vai integrar a programação da 22ª edição da Semana Nacional de Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A participação ocorrerá na próxima terça-feira (14), no Auditório Juarez da Gama Batista, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), às 9h, com abordagem do tema ‘Museus, Educação e Pesquisa’.

No evento será realizada uma mesa-redonda sob a coordenação da gerente executiva do Museu Casa de José Américo, professora e geógrafa Janete Lins Rodriguez, que mediará o diálogo entre os dois palestrantes convidados: o historiador e professor Ângelo Emílio da Silva Pessoa e a museóloga e educadora Maíra de Oliveira Dias.

A temporada de eventos em celebração ao Dia Internacional dos Museus (comemorado a 18 de maio) é definida anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), que mobiliza os museus brasileiros a se inspirarem para a programação dos eventos da Semana Nacional de Museus. Para este ano foi definido o período de 13 a 19 de maio.

A participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros nesta semana comemorativa ressalta o papel fundamental dos museus como instituições educacionais dinâmicas que promovem a descoberta e a compreensão cultural, trazendo para o centro do debate as reflexões e perspectivas acerca da educação museal no contexto dimensional das pesquisas.

Maíra de Oliveira Dias, uma das palestrantes, é museóloga na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), membro da Rede de Educadores em Museus e da Rede de Educadores em Museus da Paraíba, integrando hoje seu Conselho Gestor. Tem bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); licenciada em Pedagogia pelo IAVM/Cândido Mendes; especialista em Artes pela FIJ; mestre e doutora em Ciências das Religiões pela UFPB.

O outro convidado, Ângelo Emílio da Silva, é professor do Departamento de História da UFPB. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), História Colonial, Teoria e Metodologia da História, Historiografia, Ensino de História, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial.

O 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, é uma data de iniciativa do International Council of Museums – ICOM (Conselho Internacional de Museus). O objetivo da data, comemorada desde 1977, é sensibilizar as pessoas sobre o papel dos museus no desenvolvimento e evolução das sociedades em todo o mundo; e incentivar as crianças, jovens e adultos a ter o hábito de visitar e apreciar os museus, independentemente do tema trabalhado. Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus.

De acordo com o Conselho Internacional de Museus, “um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e a serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade”.

E ainda: “Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos”.