Notícias

Fundac realiza festa junina para internas do Centro Socioeducativo Rita Gadelha

publicado: 17/06/2022 16h32, última modificação: 17/06/2022 16h32
1 | 3
2 | 3
3 | 3
IMG_20220617_100737123_2.jpg
Point Blur_Jun172022_141125.jpg
IMG_20220617_095357071_2.jpg

Forró, quadrilha junina, comidas típicas, cordel e decoração temática. Foi nesse ambiente que internas do Centro Socioeducativo Rita Gadelha celebraram, na manhã desta sexta-feira (17), o São João. A ação foi  da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), por meio do setor Abordagem Familiar e Comunitária e da Escola Integral Socioeducativa Almirante Saldanha. 

Tudo foi realizado no capricho para que a data fosse lembrada da forma mais autêntica possível. A festa contou com o melhor do forró na apresentação do Grupo Castelano, composto por professores do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e da unidade Rita Gadelha, que conduziu a quadrilha junina com o tradicional passeio na roça e o casamento matuto, envolvendo professores e internas e o momento homenagem com a interna K.V. e o professor de música Renan Rezende, interpretando na flauta a canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Sob a coordenação da professora de Artes Cinthya Nascimento, a interna K.V. interpretou um cordel, no qual citava toda a equipe da unidade socioeducativa de forma bem humorada. Na decoração, os painéis levaram a assinatura das internas que capricharam na representação. Nessa atividade integrativa junina os agentes também foram representados por Clariana de Sá, que cantou com o Grupo Castelano.

A diretora da unidade e internação feminina, Hozana Santos, disse que a comemoração do São João nas unidades socioeducativas possibilita reviver as tradições e ensiná-las de forma responsável e educativa aos jovens. “É um momento de integração entre os adolescentes e servidores”, comentou. 

Hozana destacou a cooperação entre Fundac, escola e unidade e disse que foi lindo ver o empenho de todos para que tudo saísse perfeito e “verificar que essas festividades estimulam competências importantes para a socialização, como a cooperação e o respeito, permitindo que os adolescentes desenvolvam empatia e tenham noção de diversidade e tolerância. Isso é fundamental para o seu crescimento pessoal”, pontuou. 

A coordenadora pedagógica da ‘Rita Gadelha’, Néya Lopes, disse que é “muito importante sempre manter viva a tradição e a cultura junina, que é tão rica e tão cheia de memórias, enriquece e apaixona a todos que a conhecem”.

Para a coordenadora de Abordagem Familiar e Comunitária, Taíza Gomes, a cada ano tem se surpreendido com o compromisso e o zelo que unidades, escola e diretoria técnica dedicam a esse momento. “De maneira integrada essas atividades juninas visam também fortalecer os vínculos familiares como partícipe e essencial no processo socioeducativo”, comentou. Os festejos juninos, por meio da Escola Almirante Saldanha e Fundação, já aconteceram no CEA/JP e no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE).

Prestigiaram o evento a vice-diretora da Rita Gadelha, Maria do Céu, Neidinha (eixo), servidores, agentes, técnicas e Diretoria Administrativa da Fundac na logística das atividades e nos lanches próprios do período junino como canjica, pamonha, bolos, pés de moleque, pipocas, suco, refrigerante, etc.