Notícias

Fundac firma parceria com a Sejel para realização dos Jogos Recomeçar

publicado: 02/10/2019 17h10, última modificação: 02/10/2019 17h10
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
fundac e sejel firmam na realizacao de jogos recomecar (2).jpg
fundac e sejel firmam na realizacao de jogos recomecar (1)a.jpg
fundac e sejel firmam na realizacao de jogos recomecar (3.jpg
fundac e sejel firmam na realizacao de jogos recomecar (4).jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac, por meio do eixo Esporte, Cultura e Lazer, firmou parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer – Sejel, para realização dos Jogos Recomeçar, que reunirá equipes esportivas de todas as unidades socioeducativas de João Pessoa, de 4 a 8 de novembro.

Segundo o coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer, Nilton Santos, recomeçar é um verbo que nomeia os jogos e traz como significado a incorporação de uma atitude positiva na tomada de decisões da vida social de cada socioeducando e é através do projeto que leva esse nome que jovens e adolescentes em cumprimento de medidas terão a oportunidade de participar de mais um campeonato esportivo.

Os Jogos Recomeçar é uma realização da Fundac com a Escola Cidadã Integral Socioeducativa e já fazem parte do calendário oficial de jogos da Sejel. “Um instrumento social de mudança de vida dos socioeducandos, que traz a perspectiva de construção de cidadania por meio dos esportes”, explicou o coordenador Nilton.

“A Fundac vem buscando fortalecer cada vez mais esse laço com a Sejel e com a Escola. Hoje, o eixo pensa as atividades de forma conjunta, baseado na cultura de paz, onde as atividades esportivas não são apenas o jogo pelo jogo e sim como uma atividade esportiva pedagógica que trabalha um projeto de vida”, ressaltou Nilton Santos.

Este ano, os Jogos Recomeçar vão levar quatro tipos de modalidades esportivas para os socioeducandos: futebol, futsal, atletismo e quebra de braço, cujas estratégias vêm sendo planejadas pelo eixo, pela equipe de professores de educação física das unidades socioeducativas do Estado e pela Gerência Executiva de Desporto da Sejel.

A reunião contou com a participação dos professores Aurélio Folha, Thiago Lacerda, Rinaldo Júnior, Adeilson Morais e Everaldo Moura, que juntamente com o coordenador Nilton, discutiram a melhor forma de executarem os jogos com a equipe técnica da Sejel, composta pelo coordenador José Hugo, pelo gerente executivo do desporto, Rafael Lisboa, e pelo colaborador Luís Gonzaga, que, mais uma vez, confirmaram apoio aos Jogos Recomeçar da Fundac. Na ocasião, também foi discutida realização dos Jogos da Primavera e a seletiva de campeões do projeto Revelando Campeões.

Os Jogos da Primavera fazem parte do Festival da Primavera – Edição 2019, uma ação cultural da diretoria técnica da Fundação, em parceria com a Escola Cidadã Integral Socioeducativa, que há três anos desenvolve atividades de esporte, cultura e lazer em todas as unidades socioeducativas do Estado. Esse ano o Festival acontecerá de 21 a 25 de outubro e servirá de seletiva para as delegações que irão participar dos Jogos Recomeçar.