Fundac encerra festa da família com atividades nas unidades socioeducativas

publicado: 28/05/2019 18h02, última modificação: 28/05/2019 18h02
fundac encerra festa da familia no cea e cej sousa (11).jpg
fundac encerra festa da familia no cea e cej sousa (6).jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) encerrou as homenagens aos familiares dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, com atividades na unidade socioeducativa Rita Gadelha, no Centro Educacional do Jovem - CEJ e no Centro Educacional do Adolescente - CEA (Sousa). Foram dias repletos de muita alegria, emoção e reconhecimento do valor da família na vida de cada socioeducando, que contou com o apoio das direções das unidades, da diretoria técnica da Fundac e da Escola Cidadã Integral Socioeducativa das unidades.

A Festa na Rita Gadelha aconteceu na última quarta-feira (22) e contou com a participação integral das socieducandas que fizeram apresentações teatrais, recitaram poesias, tocaram flauta doce e cantaram muitas músicas (juntos aos professores de Música: Renan Resende e Anderson Domingos), escolhidas por elas mesmas para homenagear seus familiares e a professora da matéria Projeto de Vida, Wildiscleide (pela qual as socioeducandas têm grande admiração, por toda história de sofrimento e superação), com produção feita durante as aulas de Oficina de Leitura das professoras Caíla e Cinthya.

Segundo Neya Lopes, coordenadora da E.C.I. Almirante Saldanha, anexo Rita Gadelha, as lembranças entregues durante a Festa da Família foram todas confeccionadas pelas socioeducandas nas aulas de Oficina de Artes, com a professora Margareth Pessoa. A pedido das internas, além dos familiares presentes na atividade, as lembranças também foram entregues às agentes socioeducativas e às demais funcionárias que também são mães.

No CEJ, a atividade também aconteceu no dia 22. A abertura da festa alusiva ao mês das Marias e Mães, realizada para os familiares dos socioeducandos, foi feita pela diretora técnica da Fundac, Waleska Ramalho, e pelo diretor da unidade, Wendow Lacerda. “Contamos com a participação do projeto de adolescentes e jovens da Pastoral do Menor, coordenado pelo Padre Xavier, apresentação de show com violinos, e também com a participação de membros da Igreja Universal, representados pelo Pastor Anderson e toda a equipe do Universal Socioeducativo, que trouxeram um pouco da palavra Divina para os presentes”, disse o diretor do CEJ.

“A Festa da Família no CEJ vem tradicionalmente quebrando paradigmas com a união dos que fazem o trabalho de ressocialização com os jovens da unidade. Não posso deixar de agradecer a todo o empenho e dedicação da diretoria técnica da Fundac, na pessoa da assistente social Waleska Ramalho e toda sua equipe, onde estiveram presentes os responsáveis pelos eixos: Abordagem Familiar e Comunitária e Egressos”, acrescentou Wendow, agradecendo ainda aos professores pelo empenho diário no fortalecimento de vínculos familiares.

A programação da Festa da Família da Fundac se encerrou na última quinta-feira (23), no Centro Educacional do Adolescente, em Sousa, e também contou com a participação dos que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa. A atividade foi iniciada com fala de Cida Pereira, coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, e de Isaura, técnica de referência do Eixo, que fizeram o acolhimento das famílias e dos socioeducandos. Segundo Cida, a festa contou com momentos de oração, leitura de poemas, apresentação musical, entrega de lembrancinhas, lanche e certificação de cursos profissionalizantes.

Para Nadja Abrantes, diretora do CEA, em Sousa, atividades como estas têm uma importância muito grande, uma vez que buscam contribuir para o fortalecimento de laços afetivos. “Percebe-se o quanto, um simples gesto sensibiliza e aproxima a família. Todas as homenagens foram feitas através da música, da poesia, e de depoimentos que nos deixam extremamente emocionados”, disse Nadja.

Certificações - Segundo Silvana Cibele, coordenadora do eixo Profissionalização da Fundac, durante a Festa da Família no CEA (Sousa), foram entregues sete certificados, sendo dois para concluintes do curso de Instalações Elétricas - Energia Solar (módulos três e quatro do curso completo de 40 horas), e outros cinco do curso de Ferramentas da Microsoft (Word, Excel e Powerpoint de 80 horas).

No CEJ, foram entregues 13 certificações, oito do curso de Fabricação de Materiais de Limpeza (80 horas) e cinco da Oficina de Iniciação à Marchetaria. “Durante a Festa no CEJ, houve entrega de certificados, peças produzidas pelos jovens na oficina de Marchetaria e entrega de kits com produtos de limpeza aos concluintes do curso. Também foram sorteadas peças da marchetaria e kits de materiais de limpeza com as famílias dos socioeducandos.”, disse Silvana.